Coritiba
De volta à Série B

A queda em 17 atos: veja a linha do tempo do rebaixamento coxa-branca

Por
Fernando Rudnick
14/02/2021 00:10 - Atualizado: 29/09/2023 20:08
Presidente Samir Namur comandou o Coritiba durante a maior parte da temporada.
Presidente Samir Namur comandou o Coritiba durante a maior parte da temporada. | Foto: Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes/Gazeta do Povo

O Coritiba foi rebaixado do Brasileirão pela segunda vez em três anos. O ato final aconteceu neste sábado (13), diante do Santos, na Vila Belmiro.

Depois de cair em 2017, no último ato da gestão do presidente Rogério Bacellar, o clube passou duas temporadas na Série B sob o comando de Samir Namur até subir em 2019.

E a promessa era passar longe da zona de rebaixamento no ano seguinte. "Eu falei para os jogadores no vestiário [após a partida do acesso, contra o Vitória] que, em 2020, o Coritiba não fica na zona de rebaixamento, não briga para cair e quem destes atletas ficar tem que colocar na cabeça que o Coritiba quer sim brigar por coisas grandes", avisou Samir logo após o acesso.

Mas a volta à elite – dificultada pela pandemia – não foi do jeito que a torcida esperava. Veja abaixo a trajetória da queda.

979 dias depois de jogar a elite do futebol nacional pela última vez, o Coritiba estreou com derrota no Brasileirão 2020.

No Couto Pereira, onde três dias antes havia perdido o título paranaense para o rival Athletico, o Coxa foi derrotado pelo Internacional por 1 a 0. Foi o início da campanha que culminaria em mais um rebaixamento.

Após mais duas derrotas (Bahia e Flamengo), o Alviverde visitou Corinthians na 4ª rodada da Série A. E o revés por 3 a 1 concretizou o pior início do clube na história do campeonato.

A sequência negativa refletiu no banco de reservas, com a demissão do técnico Eduardo Barroca. Muito pressionado pela torcida, o diretor de futebol Rodrigo Pastana também não resistiu e caiu junto.

Na quinta rodada, o Alviverde redescobriu o sabor de uma vitória na elite. Sob o comando do auxiliar Mozart, o time bateu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, fora de casa.

https://twitter.com/Coritiba/status/1297633754069032960?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1297633754069032960%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.gazetadopovo.com.br%2Fesportes%2Fcoritiba%2Fred-bull-bragantino-coritiba-brasileirao-2020-ficha-tecnica%2F

Gol de pênalti aos 49 minutos do segundo tempo. Foi dramática a reestreia do técnico Jorginho no Coritiba.

O comandante que levou o time para a Série A, assumiu diante do Sport, no Couto Pereira, e só venceu no fim. O gol foi do zagueiro Sabino.

Com o resultado, o Alviverde deixou a zona de rebaixamento pela primeira vez na temporada.

Na 9ª rodada, o Coxa voltava a ocupar a ZR depois de empatar com Botafogo e perder para o Atlético-MG.

Mais um empate, desta vez com o Goiás, fora de casa, deu sinais bem claros de que o time estava fora de prumo. O Coritiba chegou a abrir 2 a 0, mas tomou a virada e só conseguiu igualar nos acréscimos.

Iniciando o Brasileirão em crise, o que poderia piorar a situação coxa-branca? Derrota em clássico é a resposta correta – e foi isso que aconteceu na Arena da Baixada, com um gol solitário de Fabinho.

O Athletico, que não vencia há sete rodadas, saiu da ZR e deixou o Coritiba estagnado na tabela.

Cravado na ZR, o Coxa surpreendeu e derrubou o Palmeiras no Allianz Parque. O técnico do Vanderlei Luxemburgo, aliás, não resistiu à derrota em casa.

O resultado deu esperança à torcida, mas o caminho seguiria mostrando que uma reviravolta seria improvável.

A derrota por 2 a 1, fora de casa, diante do Ceará, selou o destino do técnico Jorginho. O comandante foi demitido com 33% de aproveitamento e apenas três triunfos em 13 rodadas.

Quem seria a próxima aposta da diretoria para tentar salvar o time da queda?

Jorginho foi o terceiro técnico do Coritiba

Rodrigo Santana, com passagens por Atlético-MG e Avaí, foi o escolhido para tentar tirar o Alviverde da área de risco.

E, no fechamento do primeiro turno, o clube voltou a vencer. Com Pachequinho no banco de reservas e gol de Matheus Galdezani, triunfo em casa sobre o Atlético-GO.

Depois de 19 rodadas, a equipe era ocupava o 18º lugar, com 19 pontos – somente um atrás do Botafogo, primeiro time fora da ZR. Bom presságio?

Santana até começou com um inesperado empate contra o Inter, fora de casa. Mas foi com o treinador que o Coxa iniciou a maior sequência sem vitórias no Brasileirão, que durou dez partidas.

Nesse período, o time perdeu confrontos diretos que poderiam ter mudado o destino do clube. O primeiro foi contra o Bahia, em casa. E de virada.

A sequência alviverde continuou com derrotas para Flamengo e Corinthians, além de um empate com o Red Bull Bragantino.

Agora a quatro pontos do Sport, primeiro time fora da ZR, o Coxa visitava o Leão da Ilha. E o que aconteceu?

Thiago Neves garantiu o resultado para os pernambucanos e Rodrigo Santana foi demitido com 11% de aproveitamento em seis jogos.

Mais um jogo decisivo, mais uma derrota. Ainda sob o comando do auxiliar Pachequinho, o Coritiba perdeu de virada para o então lanterna Botafogo e foi parar na última posição do campeonato.

Nos acréscimos, o zagueiro Sabino ainda isolou um pênalti que poderia igualar o marcador.

Após um conturbado processo eleitoral, com mudanças na data da eleição motivadas pela pandemia de Covid-19, Samir Namur saiu de cena no Alto da Glória.

Com 75% dos votos, Renato Follador foi eleito presidente do Coritiba. A nova diretoria começou a trabalhar na virada do ano e, em pouco tempo, começou a implantar diversas mudanças na estrutura do clube.

Sob o olhar do novo treinador, o paraguaio Gustavo Morínigo, o Coxa perdeu para o Goiás no Couto Pereira, no primeiro duelo da nova gestão.

Na tabela de classificação, o time seguia com 21 ponto, os mesmos de quatro rodadas atrás, na última posição.

Após dez jogos, o Alviverde finalmente venceu. Bateu o Vasco (de Vanderlei Luxemburgo), fora de casa, por 1 a 0. O gol foi do volante Hugo Moura.

Ainda restava um fio de esperança pela salvação.

https://twitter.com/Coritiba/status/1350607977137504258?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1350607977137504258%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.umdoisesportes.com.br%2Fcoritiba%2Fvasco-coritiba-ficha-tecnica-informacoes-serie-a-brasileirao%2F

O começo de trabalho de Morínigo levou o Coritiba a cinco jogos de invencibilidade. Porém, não foi o suficiente. Foram muitos empates: Athletico, Fluminense, São Paulo e Grêmio.

E contra o Fortaleza, em mais um confronto direto, o Coxa não respondeu. Até saiu na frente, com o primeiro gol de Ricardo Oliveira pelo clube, mas tomou a virada no primeiro tempo.

O jogo ainda teve expulsão de Wilson e o meia Sarrafiore defendendo pênalti para evitar um placar além dos 3 a 1.

https://twitter.com/TNTSportsBR/status/1357471829535907840?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1357471829535907840%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.umdoisesportes.com.br%2Fcoritiba%2Ffortaleza-coritiba-brasileirao-ficha-tecnica%2F

Com três jogos de antecedência, o Coritiba está matematicamente rebaixado à Série B. Após não conseguir vencer o Santos, na Vila Belmiro, o clube não tem mais condições de alcançar os times fora da ZR.

Até aqui, o time somou 28 pontos em 35 jogos. Os duelos contra Palmeiras, Ceará e Atlético-GO serão apenas para cumprir tabela e começar a preparar caminho para mais uma dura temporada na Série B.

Veja também:
Paraná Clube: relembre como Carlos Werner foi de "mecenas" a dono de CT
Paraná Clube: relembre como Carlos Werner foi de "mecenas" a dono de CT
De capitão a afastado no Inter, volante tem nova chance no Athletico
De capitão a afastado no Inter, volante tem nova chance no Athletico
Alexandre Pantoja: Cinco lutas para ver antes do UFC Rio
Alexandre Pantoja: Cinco lutas para ver antes do UFC Rio
Libertadores: Em crise, emissora tenta se livrar de contrato
Libertadores: Em crise, emissora tenta se livrar de contrato
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Coritiba
Clube europeu quer exercer compra de "joia" do Coritiba, diz jornal
Mercado da bola

Clube europeu quer exercer compra de "joia" do Coritiba, diz jornal

Goleada, liderança... Coritiba tem boas lembranças no Couto contra Brusque; relembre
Série B

Goleada, liderança... Coritiba tem boas lembranças no Couto contra Brusque; relembre

No aguardo do STJD, Manga completa seis meses sem jogar e terá desafios na volta
Preparação

No aguardo do STJD, Manga completa seis meses sem jogar e terá desafios na volta