colunas e Blogs
Arquibancada Virtual
Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Entenda o jogo League of Legends e o Mundial LoL 2016

Por
Moreno Valério
27/09/2016 20:25 - Atualizado: 27/09/2023 15:48
Final do mundial de 2014, realizado na Coréia do Sul. Créditos: Divulgação

Final do mundial de 2014, realizado na Coréia do Sul. Créditos: Divulgação Final do mundial de 2014, realizado na Coréia do Sul. Créditos: Divulgação

Dez jogadores sentados em seus computadores. Milhares na torcida em estádios acompanhando um telão e vibrando a cada investida e a reviravolta que ali se passa. Em questões de minutos, ou até, segundos, as lutas acabam e a calmaria volta. Tanto para público quanto jogadores. E muitos, ao verem esse cenário, simplesmente não compreendem do que se trata.

O jogo em questão é League of Legends e o cenário descrito pode ser qualquer final de grande campeonato que acontece pelo mundo – inclusive no Brasil. O game desenvolvido pela Riot Games apresenta mais de 67 milhões de jogadores ativos por mês e, em 2015, gerou cerca de US$1,6 bilhão para a empresa.

O campeonato mundial de League of Legends acontecerá de 29 de setembro a 29 de outubro, nos Estados Unidos. 16 equipes disputarão o título de melhor time do planeta. E, pelo terceiro ano consecutivo, terá um time brasileiro na disputa, a INTZ. Em 2014 e 2015, Kabum e Sports e Pain Gaming, respectivamente, representaram o Brasil.

Mas mesmo com o sucesso, financeiro e de público, do jogo, muitos ainda podem se perder ao acompanhar uma transmissão. Afinal, quais os objetivos do jogo? Como se ganha? Quais as estratégias da equipe? Qual a função de cada jogador?  Entenda tudo o que precisa sobre o jogo para não perder nada da maior disputa de League of Legends do ano.

Bem-vindo a Summoner’s Rift

League of Legends é um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena, ou Arena Online de Batalha de Multijogadores, em livre tradução) e o gênero consiste em cada jogador controlar um único personagem e destruir a base adversária com auxílio de unidades mais fracas controladas por computador.

No jogo da Riot, ao destruir o Nexus (núcleo) inimigo, o jogo acaba. Para alcançar tal objetivo, é necessário avançar por pelo menos uma das três lanes (ou rotas) disponíveis. Essas rotas possuem torres que defendem o espaço de cada time, fazendo com que seja necessário derrubar as torres em ordem para poder chegar à base inimiga. É um esquema de “ligue os pontos”, onde ao avançar e derrubar torres e inibidor, o Nexus fica vulnerável. Antes disso, ele é inatingível.

As três rotas são chamadas de top, mid e bot (topo, meio e rota inferior). Ao mesmo tempo em que o time tenta empurrar uma dessas rotas para a base adversária, ele impede que o inimigo empurre para sua base.

Mapa de Summoner’s Rift e seu esquema de rotas e torres. Crédito: Riot Games

Mapa de Summoner’s Rift e seu esquema de rotas e torres. Crédito: Riot Games Mapa de Summoner’s Rift e seu esquema de rotas e torres. Crédito: Riot Games

Se o objetivo geral do jogo é empurrar as rotas para destruir a base inimiga, existem objetivos paralelos que ajudam no caminho. Barão e dragão são os principais auxiliares das equipes. E, não por acaso, servem como os maiores iniciadores de lutas entre os times. De maneira geral, o barão ajuda o time a empurrar as rotas e o dragão a ter um melhor desempenho nas lutas entre os campeões (como se chamam as unidades controladas por jogadores).

Goleiro-Artilheiros

Cada time de League of Legends  possui 5 jogadores e cada um com uma função específica. Solo Top (topo), Mid Laner (meio), Jungler (caçador), Support (suporte) e AD Carry (atirador) são as posições. Topo e meio ficam nas rotas respectivas e passam uma boa parte do jogo sozinhos, defendendo elas. Suporte e atirador ficam na rota inferior. Estão em dupla porque o suporte tem a função primária de proteger o atirador que, por focar em dano, acaba por ser um campeão de vida frágil. O caçador fica na jungle (selva), matando os monstros neutros que ali estão e ajudando as rotas, realizando ganks. Esses ganks, que são ataques surpresa, é que dão dinamismo ao jogo, pois é difícil ter controle sobre o que acontece na selva, seja ela do seu lado ou do adversário.

Os Solo Top geralmente utilizam campeões tank, que consiste em levar o dano de adversários para prevenir que os companheiros de equipe sofram o dano. Se são tanques, fazem a linha de frente do time em team fights (lutas de time) . Os Mid Laners, em regra geral, utilizam campeões de dano mágico, embora muitas vezes podem ser dano de ataque. (O dano mágico utiliza acionamento por botões, ou as skills. Já o dano de ataque é o ataque automático de cada campeão). Supports funcionam para a versatilidade do time. Podem curar aliados, aprisionar inimigos e até servir de tank, enquanto não podem perder o foco de proteger a equipe.

Os junglers são campeões que possuem um hard engage (início rápido) e dependendo do campeão escolhido, podem servir de tank, ou de iniciadores de lutas. Já os AD Carries seriam os artilheiros do time, pois possuem sempre a mesma função: causar o máximo de dano de ataque possível. Para isso, precisam ficar na linha de trás na hora das lutas e que o time impeça que campeões inimigos o alcancem, pois geralmente não tem muita resistência e morrem rápido. Não é a toa que a palavra “carregar” está no seu nome, seu papel é de levar o time para a vitória.

Com isso é possível entender o básico do jogo, das funções de cada jogador e um pouco dos termos específicos utilizados em League of Legends. Acompanhe os intrépidos da INTZ no mundial aqui na Gazeta do Povo.

Veja também:
Torcida presente, equipe tricolor… os bastidores do vídeo do Paraná Clube que viralizou
Torcida presente, equipe tricolor… os bastidores do vídeo do Paraná Clube que viralizou
Coritiba se pronuncia sobre caso de injúria racial contra jornalista no Couto Pereira
Coritiba se pronuncia sobre caso de injúria racial contra jornalista no Couto Pereira
José Aldo revela torcida por rival histórico no UFC
José Aldo revela torcida por rival histórico no UFC
Bruno Guimarães pode chegar a recorde histórico no mercado da bola
Bruno Guimarães pode chegar a recorde histórico no mercado da bola
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Arquibancada Virtual
O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo
Crônica

O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV