Futebol
Estadual

Guia Paranaense 2022: os 9 desafiantes dos times de Athletico, Coritiba e Paraná

Por
Ricardo Brejinski
20/01/2022 14:04 - Atualizado: 04/10/2023 17:02
Biteco, Douglas Coutinho e Ralf são apenas alguns dos conhecidos que disputarão o Paranaense.
Biteco, Douglas Coutinho e Ralf são apenas alguns dos conhecidos que disputarão o Paranaense. | Foto: João Laguna/Rio Branco; Ricardo Chicarelli/Londrina EC; Diego Menegon/Cianorte

O Campeonato Paranaense 2022 está prestes a começar. No próximo sábado (22), a competição inicia com Coritiba x Cianorte, no Couto Pereira. E neste ano, o interior, que em 2021 fez a final do torneio, com o Londrina sendo o campeão e o Cascavel o vice, quer mais uma vez surpreender.

Entre os nove times, além do Trio de Ferro, cinco deles contam com calendário nacional na temporada, além de um estreante na elite estadual e outros quatro que querem provar que podem ir longe.

+ Veja a tabela completa do Campeonato Paranaense

O UmDois Esportes fez um guia sobre as novidades de Azuriz, Cascavel, Cianorte, Londrina, Maringá, Operário, Rio Branco, São Joseense e União para a disputa do Paranaense:

Azuriz

Celso Martins era técnico da base do Azuriz.
Celso Martins era técnico da base do Azuriz.

Fundado em 2018, o Azuriz estreou no Paranaense no ano passado e avançou para a fase mata-mata, garantindo também um calendário cheio em 2022, com vagas na Copa do Brasil e na Série D.

Para esta temporada, o clube aposta no técnico Celso Martins, que veio das categorias de base, e um elenco jovem, Apenas os volante Revson e Rithely tem mais de 30 anos.

"Um grupo trabalhador, que se entrega e evolui a cada dia. Estamos crescendo fisicamente, tecnicamente e psicologicamente", disse o treinador, ao canal oficial do clube.

Na equipe, os nomes mais conhecidos, além dos dois mais experientes, são o lateral-direito Cayo Tenório, ex-Vasco, os zagueiros Salazar, ex-Paraná, e Gabriel Fornari, que era do Athletico, e o meia Fabricio Oya, revelado pelo Corinthians.

Cascavel

Tcheco segue no comando do Cascavel.
Tcheco segue no comando do Cascavel.

Vice-campeão paranaense em 2021, o Cascavel agora quer mais. Se no ano passado o título escapou nos pênaltis, para 2022 o objetivo é repetir a boa campanha - o time foi o vice-líder na primeira fase - e voltar a disputar a Série D. Nesta temporada, ainda tem pela frente a Copa do Brasil.

Diante do bom ano que fez, o clube manteve a maior parte do elenco e também o técnico Tcheco, que vê no entrosamento uma grande arma para a Serpente.

"Uma felicidade poder dar sequência ao trabalho. Isso é muito importante para realizar uma boa campanha. Se manteve a base da equipe, a maioria dos jogadores têm um padrão de jogo e os que estão chegando tiveram um filtro muito grande para estar aqui", disse o treinador.

Cianorte

Ralf é o grande nome do Cianorte.
Ralf é o grande nome do Cianorte.

Acostumado a fazer boas campanhas, o Cianorte agora quer ir além e vai em busca do inédito título do Campeonato Paranaense. Para alcançar o objetivo, o Leão do Vale contratou 17 jogadores para esta temporada. O nome mais conhecido é o do volante Ralf, ex-Corinthians, Avaí e seleção brasileira.

Aos 37 anos, ele chega para dar experiência de títulos - faturou 11 taças ao longo da carreira, entre elas Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, Mundial de clubes e Paulistão -.

"Vim com o intuito de ser campeão. É a filosofia do clube, é o que eles almejam. Vim de uma carreira de muitas conquistas e aqui não pode ser diferente", disse Ralf, em sua apresentação.

No comando da equipe segue João Burse. O técnico dirige o Cianorte desde 2019. No ano passado, além do quarto lugar na primeira fase do Estadual também foi o terceiro colocado do seu grupo na Série D, sendo eliminado na terceira fase do torneio.

Londrina

Douglas Coutinho é a aposta do ataque do Londrina.
Douglas Coutinho é a aposta do ataque do Londrina.

Atual campeão paranaense, o Londrina teve um 2021 complicado, escapando do rebaixamento na Série B apenas na últim rodada. Até por isso, passou por uma reformulação em seu elenco para a nova temporada. A começar pelo técnico. Vinícius Eutrópio foi confirmado em dezembro como o comandante do Tubarão.

No elenco, 18 jogadores foram embora, enquanto nove foram contratados: os goleiros Matheus Albino e Matheus Nogueira, o lateral-direito Rafael França, o volante Ratinho, os meias Douglas Lima e Léo Artur e os atacantes Douglas Coutinho, Hamed e Juninho Manella, que é youtuber e foi o primeiro reforço do Alviceleste para a nova temporada.

"Estou muito feliz de estar aqui, fazendo parte deste elenco que está se montando para esse ano, está dentro de competições importantes, como a Copa do Brasil e a Série B, e também para defender o título do campeonato estadual", disse Douglas Coutinho, em sua apresentação no clube.

Maringá

Felipe Macedo, reforço do Maringá para o Paranaense
Felipe Macedo, reforço do Maringá para o Paranaense

Em 2021, o Maringá foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense. Para esta temporada, o time comandando pelo técnico Jorge Castilho quer buscar uma vaga em uma competição nacional.

Para isto, montou um elenco com 30 jogadores, sendo dez reforços para 2022, os laterais-direitos Marcos Vinícius e Matheus Rocha, o zagueiro Felipe Macedo, os laterais-esquerdos Carlinhos, ex-Fluminense e São Paulo, e Raphinha, os volantes Matheus Bianqui e João Denoni, os meias Guilherme Castro e Anderson Ceará e os atacantes Alemão e Lucão.

"Sou movido por desafios e estou muito feliz em poder acertar com o Maringá. É um clube empresa, que vem crescendo no futebol paranaense por sua organização e resultados nos últimos anos. Um time que chegou às quartas de final na última temporada e tem tudo para alavancar ainda mais a sua história", disse o zagueiro Felipe Macedo, que foi revelado pelo Goiás e estava no Paeek, do Chipre.

Operário

Romário veio do Coxa para o Fantasma.
Romário veio do Coxa para o Fantasma.

Semifinalista do Paranaense em 2021 e com uma campanha irregular na Série B, o Operário aposta na base da última temporada para iniciar 2022.

O técnico Ricardo Catalá terá à disposição 29 jogadores em um primeiro momento, sendo que 23 deles estavam no Fantasma no ano passado. No total, seis reforços foram contratados, o lateral-direito Arnaldo, o lateral-esquerdo Romário, ex-Coritiba, o zagueiro Thales Lira, o volante André Lima, o meia Javier Reina e o atacante Giovanni Pavani.

"A recepção, dentro do clube, foi a melhor possível. Quando cheguei, já conhecia boa parte do elenco e isto ajuda na adaptação. As primeiras impressões da cidade foram muito boas, pois gosto de um local acolhedor e Ponta Grossa me proporcionou isto. O clube tem uma estrutura muito aconchegante, onde proporciona tudo aquilo que um atleta precisa para poder desempenhar um bom treino", disse Romário.

No grupo, o Operário ainda conta com experientes peças, como o goleiro Simão, o volante Leandro Vilela e os atacantes Paulo Sérgio e Rodrigo Pimpão.

Rio Branco

Biteco é o grande nome do Rio Branco e jogará ao lado de um dos seus irmãos.
Biteco é o grande nome do Rio Branco e jogará ao lado de um dos seus irmãos.

Depois de escapar do rebaixamento na última rodada do Paranaense e também fazer uma péssima campanha na Série D, o Rio Branco quer iniciar 2022 de uma forma diferente. O clube liberou nomes mais famosos e faz uma aposta em uma equipe mais jovem, com poucos conhecidos.

O principal nome do elenco é o meia Guilherme Biteco, ex-Grêmio e Paraná. O Leão da Estradinha, aliás, conta com muitos ex-jogadores do Tricolor, como o atacante Andrey, o experiente volante Xaves e o zagueiro Gabriel Lacerda. O técnico Vitão também passou pelo time paranista.

"É um clube que se reestruturou, que está com um bom projeto e tem tudo para dar certo", disse em entrevista à TVCI, Biteco, que jogará ao lado do irmão Gabriel.

Outra novidade do Rio Branco é que o time não jogará mais na Estradinha, que contou com um péssimo gramado. Agora, o clube mandará suas partidas no Caranguejão, que conta com um campo sintético.

São Joseense

Dirceu tem experiência no futebol paranaense.
Dirceu tem experiência no futebol paranaense.

Estreante do Campeonato Paranaense, o São Joseense não quer apenas brigar para não cair. O objetivo do clube, que foi campeão da segunda divisão estadual em 2021 e tem como um apoiador o lateral-direito Rafinha, atualmente no São Paulo, é ter um calendário nacional em 2023, disputando a Série D.

Para isso, o time conta com alguns nomes experientes. A começar pelo técnico, que é Marcos Skavinski, o Marcão, ex-jogador de Coritiba e Athletico. O ex-lateral-esquerdo, aos 46 anos, já teve experiência na base do Furacão e da Chapecoense e desde o ano passado está no time de São José dos Pinhais.

O elenco é formado em sua maioria por jovens apostas, mas conta com nomes conhecidos do futebol paranaense, como o goleiro Lucas Macanhan, ex-Athletico, Paraná e Rio Branco, o zagueiro Dirceu, revelado pelo Coritiba e com passagens pelo Londrina, e o atacante Wellissol, que defendeu Rio Branco e Coxa.

União

Elenco do União.
Elenco do União.

Vice-campeão da segunda divisão em 2021, o União Beltrão está de volta à elite e, desta vez, quer ficar. Em 2018 e 2020, em suas últimas participações, o time acabou rebaixado. Para 2022, o clube segue com o técnico Rafael Andrade, que conquistou dois acessos com o Azulão, mas reformulou o elenco.

Dos 26 jogadores do grupo atual, apenas seis faziam parte da equipe que disputou a segunda divisão. O objetivo foi dar mais experiência de Paranaense para o União. A maioria não tem nem 30 anos, mas 11 nomes vieram de outras equipes do Estado.

"Procuramos selecionar destaques das divisões de acesso, com idade produtiva a nível de força e parte técnica e tática. Temos remanescentes, que estão acostumados à metodologia de treino. Sabemos que a competição para nós é de permanência. Depois, vamos buscar, de repente, uma classificação", disse o treinador.

Veja também:
Coritiba deve ganhar reforços do DM contra o Brusque
Coritiba deve ganhar reforços do DM contra o Brusque
Tradicional no Uruguai e berço de Cavani: conheça mais do Danubio
Tradicional no Uruguai e berço de Cavani: conheça mais do Danubio
Danubio x Athletico: Escalações prováveis, como assistir, data e horário
Danubio x Athletico: Escalações prováveis, como assistir, data e horário
Reforços do Athletico podem ou não jogar as Copas? Veja a situação de cada um
Reforços do Athletico podem ou não jogar as Copas? Veja a situação de cada um
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Futebol
Coritiba deve ganhar reforços do DM contra o Brusque
Série B

Coritiba deve ganhar reforços do DM contra o Brusque

Tradicional no Uruguai e berço de Cavani: conheça mais do Danubio
Sul-Americana

Tradicional no Uruguai e berço de Cavani: conheça mais do Danubio

Danubio x Athletico: Escalações prováveis, como assistir, data e horário
Sul-Americana

Danubio x Athletico: Escalações prováveis, como assistir, data e horário