Coritiba
Planejamento

Follador admite eliminação vergonhosa do Coritiba, aceita críticas e fala em “corrigir rota”

Por
Monique Silva e Ricardo Brejinski
16/05/2021 23:48 - Atualizado: 29/09/2023 18:45
Follador reforçou a prioridade do Coritiba na Série B e Copa do Brasil
Follador reforçou a prioridade do Coritiba na Série B e Copa do Brasil | Foto: Divulgação/Coritiba

O presidente do Coritiba, Renato Follador, fez um pronunciamento em vídeo neste domingo (16), um dia após a eliminação do clube no Campeonato Paranaense.

No vídeo (veja abaixo), o dirigente admitiu que a saída precoce no estadual foi vergonhosa e disse que não é momento para pedir paciência à torcida, mas frisou que o clube vem passando por um processo de transformação.

Follador ressaltou que a equipe ainda está sendo formada, que os resultados vão aparecer e que o Paranaense servia de laboratório, já que o objetivo do clube é o retorno à Série A e a disputa da Copa do Brasil.

"As mudanças que fizemos foram radicais e que visam principalmente não se afastar um milímetro do planejamento estratégico. E estamos certos do caminho que estamos seguindo. Os frutos não começaram a aparecer, mas temos certeza de que ao longo do tempo vão aparecer", disse o presidente.

Fora do Estadual, o Coxa só volta a campo na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro, diante do Avaí, no dia 28 de maio, no Couto Pereira.

Na Copa do Brasil, o adversário será o Flamengo, na terceira fase, também no Couto Pereira.

Veja, abaixo, o pronunciamento na íntegra:

"Lamento profundamente tratar desse assunto com vocês porque a torcida do Coritiba é muito sofrida. É uma torcida a quem nós não temos direito de pedir paciência. Quando nos candidatamos, nós prometemos a mudança radical de postura e de gestão.

Durante esses quatro meses e meio, temos feito uma transformação radical em todos os setores, desde o futebol até a parte administrativa, gestão da marca e financeira. E não imaginávamos, e lamentamos profundamente, não podermos entregar alegria e cortar até um pouco da esperança da torcida coritibana em relação ao restante da temporada.

Eu não darei justificativas, mas darei explicações, porque acho que vocês merecem. No futebol, quando assumimos, fomos obrigados a mudar radicalmente o plantel. Nós fizemos 25 demissões e começamos um time totalmente novo, do zero, com 15 contratações, que passaram a ter um viés profissional, com análises estatísticas e científicas, além do parecer técnico do futebol, para que pudéssemos ter em campo um time competitivo, que se entregasse e tivesse uma postura diferente.

Esse time ainda está sendo montado. Faz dois meses e meio que estamos à frente e todos vocês percebem que a cada semana há um anúncio de um jogador novo, como fizemos a vinda do zagueiro Henrique, um prata da casa. Temos certeza absoluta que ele vai performar bem, assim como estava fazendo em Portugal.

Agora, as mudanças que fizemos foram radicais e que visam principalmente não se afastar um milímetro do planejamento estratégico. E estamos certos do caminho que nós estamos seguindo. Os frutos não começaram a aparecer, mas temos certeza de que ao longo do tempo vão aparecer.

O Campeonato Paranaense era e sempre foi um laboratório para nós. Quando você desmonta uma equipe, monta uma totalmente nova, nós precisávamos de rodagem, ritmo e partidas para que pudéssemos avaliar as contratações e principalmente ter um esquema tático definido.

Trouxemos também uma comissão técnica que olha muito para as
categorias de base, uma exigência que diariamente repetimos, porque o Coritiba
é um clube formador. E temos a certeza de que ao longo dos próximos anos nós
vamos formar grandes talentos no Coritiba.

Ficar em nono lugar em uma competição que tem 12 clubes é vergonhoso para qualquer time, mas isso não nos desanima ou desestimula. E se é que podemos escolher um momento de tropeço, este tropeço ocorreu no momento certo, porque a nossa intenção e prioridade sempre foi a volta para a Série A e a Copa do Brasil. Parece que está tudo errado, mas se os senhores lembrarem, há muito tempo o Coritiba não chegava à terceira fase da Copa do Brasil. Estamos com um time competitivo, que tem postura completamente das equipes anteriores. Podemos discutir o resultado, mas não podemos discutir a postura. Entrega, luta e garra até o último minuto. E é isso que continuaremos fazendo.

Vim aqui, em nome da diretoria, não para fazer promessas, para dizer que temos certeza da onde nós queremos chegar. Os resultados vão aparecer com o tempo, mas não peço paciência. Eu só afirmo que vamos trabalhar muito, como já estamos fazendo. Passamos o fim de semana inteiro em reuniões para verificar os erros que cometemos, avaliamos acertos, porque também existem, acertamos e erramos. E olhando os erros, tentaremos corrigir a rota para o futuro.

O futebol é prioridade e você, torcedor, é a nossa prioridade. Eu garanto que não existe ninguém mais chateado do que eu e minha diretoria neste momento. Jamais imaginei fazer um pronunciamento deste em tão pouco tempo de gestão. Mas tenho certeza que vamos dar esperança, trazer alegrias e orgulho para cada um de vocês".

Veja também:
Os elencos mais valiosos da Série B 2024; veja o ranking
Os elencos mais valiosos da Série B 2024; veja o ranking
Coritiba confirma mais dois reforços para a Série B
Coritiba confirma mais dois reforços para a Série B
Foto de estufa embaixo do gramado do estádio do Real Madrid viraliza; veja
Foto de estufa embaixo do gramado do estádio do Real Madrid viraliza; veja
Estreia do Coritiba na Série B terá transmissão na TV aberta
Estreia do Coritiba na Série B terá transmissão na TV aberta
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Coritiba
Coritiba confirma mais dois reforços para a Série B
Mercado da Bola

Coritiba confirma mais dois reforços para a Série B

Estreia do Coritiba na Série B terá transmissão na TV aberta
Veja como assistir

Estreia do Coritiba na Série B terá transmissão na TV aberta

Fortaleza exercerá compra de Kuscevic? CEO do Coritiba explica
Mercado da Bola

Fortaleza exercerá compra de Kuscevic? CEO do Coritiba explica