Grande parte dos jogadores de poker, seja iniciante ou já com alguma experiência, tem dificuldade para decidir com qual mão deve-se jogar ou desistir. Para ajudar essas pessoas, o jogador profissional Ramon Sfalsin, do Pokerlab, criou uma tabela com os ranges (grupo) de mãos que o jogador deve fazer o primeiro aumento (open raize) da mesa.

Siga o Resenha do Poker no Facebook

Isso depende da posição em que você está na mesa. Ou seja, quanto mais longe do botão, a melhor posição, menor fica o seu range de mãos para entrar no jogo aplicando um aumento.

As tabelas para quem nunca viu podem parecer um pouco complicadas, mas não é. Se você estiver no UTG (under the gun, a primeira posição depois do small blind), por exemplo, um A9o (essa letra significa off, ou de naipes diferentes), o melhor é desisitir. Já se a mão rodar em fold e você tiver o mesmo A9o no cutoff (a posição do lado direito do botão), vale aplicar um raise.

Quando uma mão aparece na tabela com um “s” do lado, significa que ela é suited, do mesmo naipe. Nas mãos que aparecem em vermelho o aumento é lucrativo dependendo de outras variáveis, como nível dos jogadores e momento no torneio. Não existe tabela para o big blind porque ele nunca será o primeiro a aumentar em uma mão, antes do flop (as três primeiras cartas comunitárias).

Vale ressaltar que este é um ponto de partida e as outras variáveis do jogo devem sempre ser pensadas antes de executar a jogada. Além disso, no futuro, quando o jogador dominar bem estas tabelas, pode usar elas de forma inversa, pois sabe quais mãos um bom adversário joga daquela posição e pode se adaptar a isso.

Espero ter sido claro, apesar de ser difícil escrever aqui sabendo que há vários níveis de conhecimento do poker entre os leitores. Qualquer dúvida, pode deixar no comentário ou escrever por e-mail que tentarei ajudar.

Por fim, recomendo muito que o jogador interessado em melhorar o seu jogo e ser lucrativo assista os vídeos e acompanhe o site do Poker Lab. Vale a pena.

Novidades
Quer receber antes de todo mundo as novidades do Resenha do Poker? Mande um e-mail para robsonm@gazetadopovo.com.br.

LEIA MAIS
Luxemburgo, Fogaça e Paulo Rink são estrelas em torneio de poker
Conheça 30 famosos que jogam poker
Poker: 15 dicas para melhorar o seu jogo
Entenda por que a prática do poker não é crime no Brasil
Que mordida! Veja quanto os finalistas do Mundial de poker pagaram em impostos

Veja as tabelas abaixo:

 

 

 

Participe da conversa!
0