colunas e Blogs
Carneiro Neto
Carneiro Neto

Carneiro Neto

Opinião

A propaganda é a alma do negócio também no futebol

Por
Carneiro Neto
26/04/2022 11:56 - Atualizado: 04/10/2023 16:46
Atletiba.
Atletiba. | Foto: Albari Rosa / Foto Digital / Gaz

A propaganda é a alma do negócio. O jargão mais conhecido do meio publicitário avança, a cada dia, na esfera do futebol, produzindo a máxima assemelhada: a propaganda é a aura dos participantes do jogo.

Com o aumento de competições a cada temporada, cresceu a exposição dos times na grande vitrine futebolística.

Basta recordar que no princípio tínhamos apenas o campeonato estadual como atração. No final da década de 1960 surgiu o primeiro campeonato nacional sem ser de caráter eliminatório como era a Taça Brasil, esta que se tornou a inspiração para a atual Copa do Brasil no final da década de 1980.

Com o Campeonato Brasileiro, os clubes tiveram que melhorar o padrão técnico das equipes e, no caso paranaense, a dupla Atletiba saiu na frente.

Tanto que ambos já se tornaram campeões brasileiros. Agora, com o incremento da Copa Sul-Americana e o aumento de participantes na Copa Libertadores da América, ampliou-se o horizonte continental.

Quem tem sabido tirar maior proveito dessas novidades é o Athletico, não por acaso bicampeão sul-americano e recentemente também campeão e, agora, vice da Copa do Brasil.

O Coritiba, graças à nova diretoria com visão estratégica moderna, gestão eficiente e objetivos bem definidos a serem alcançados, tenta se inserir no processo como coadjuvante.

Perguntaram certa vez a Henry Ford, o criador da linha de montagem automobilística, como começaria tudo de novo e em que investiria se tivesse apenas um dólar. Respondeu ignorar em que área aplicaria, mas seguramente gastaria metade do dólar em propaganda do que viesse a produzir.

Com a possibilidade de transformar os clubes em sociedade anônima, será preciso muita propaganda para chamar a atenção dos investidores. Não é à toa que tenho ouvido no rádio publicidade do Athletico para arregimentar maior número de associados.

Este é o caminho, pois não dá para se conformar com a queda de público nos estádios. Basta verificar o borderô dos dois clássicos Atletiba nas semifinais do Campeonato Paranaense: praticamente o mesmo público tanto na Arena da Baixada como no Alto da Glória, algo em torno de 23 mil pagantes.

Para quem, como eu, se acostumou através de décadas, a transmitir o clássico Atletiba sempre com platéia superior a 40 mil espectadores, impressiona a queda praticamente pela metade.

Não basta formar comissão técnica talentosa, investir em bons jogadores ou revelar novos craques, é importante chegar mais próximo do torcedor. É preciso embalar a propaganda no celofane do espetáculo para atrair mais consumidores.

Veja também:
Cuca valoriza retrospecto no Athletico com 10 vitórias em 11 jogos: "Nem City e Real"
Cuca valoriza retrospecto no Athletico com 10 vitórias em 11 jogos: "Nem City e Real"
Athletico vence o Danubio e mantém 100% na Sul-Americana
Athletico vence o Danubio e mantém 100% na Sul-Americana
Acusações de Textor: CPI convida primeiro árbitro para depôr
Acusações de Textor: CPI convida primeiro árbitro para depôr
No aguardo do STJD, Manga completa seis meses sem jogar e terá desafios na volta
No aguardo do STJD, Manga completa seis meses sem jogar e terá desafios na volta
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Carneiro Neto
Cuca pretende melhorar o Athletico e tem um calendário pesado pela frente
Opinião

Cuca pretende melhorar o Athletico e tem um calendário pesado pela frente

Athletico venceu com brilho de Canobbio; Coritiba estreou jogando bem
Opinião

Athletico venceu com brilho de Canobbio; Coritiba estreou jogando bem

Coritiba estreia e Athletico levou choque de realidade
Opinião

Coritiba estreia e Athletico levou choque de realidade