Após mais de um mês, o futebol está liberado em Curitiba. Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura atualizou o decreto municipal, que autoriza o retorno dos jogos na capital. Com a publicação do documento, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) agora corre contra o tempo e começou a homologar as partidas do Estadual para o próximo fim de semana.

Quatro jogos foram marcados: Athletico x Operário para o próximo sábado (17), às 16h, Paraná x Londrina no domingo (18), às 11h, pela segunda rodada, Coritiba x Toledo, também np domingo, às 16h, no Couto Pereira, e Paraná x Maringá, na quarta-feira (21), às 16h, pela terceira rodada

"O novo decreto também passa a permitir eventos esportivos, desde que sem público externo. Da mesma forma, ficam permitidas práticas esportivas coletivas que tenham controle de acesso e sigam protocolos de segurança sanitária", diz o decreto.

O retorno dos jogos e reabertura das atividades esportivas coletivas começou a ser discutido na última segunda-feira (12). Na semana passada, a FPF enviou um documento para a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) solicitando a liberação dos jogos, proibidos desde 9 de março por conta do avanço da pandemia do coronavírus.

O Paraná não joga há um mês. A última vez que o Tricolor entrou em campo foi na vitória sobre o Toledo por 2 a 0, no dia 17 de março. A diretoria cogitou mandar jogos no estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo. Será o primeiro jogo como mandante da equipe de Maurílio Silva.

O Coritiba, até agora, disputou três partidas pelo estadual - jogou contra o Cascavel CR e Maringá em Arapongas, e diante do Operário em Ponta Grossa.

O Athletico, com o time de aspirantes, jogou fora de casa contra o Cianorte e o FC Cascavel, com derrotas em ambas. A equipe principal se prepara para disputar a Copa Sul-Americana. O clube tinha a intenção de disputar duas partidas do Paranaense com a equipe de António Oliveira como forma de preparação, mas o campeonato não teve jogos homologados na última semana.

Até aqui, 48 dos 66 jogos da primeira fase do torneio estavam previstos, mas nem a metade foi disputada - somente 22 partidas (45,8%) aconteceram.

Ao todo, nove jogos com mandos em Curitiba estão atrasados. Veja abaixo:

  • Athletico x Operário (2ª rodada) - confirmado para sábado (17) às 16h
  • Paraná x Londrina (2ª rodada) - confirmado para domingo (18), às 11h
  • Coritiba x Toledo (3ª rodada) - confirmado para domingo (18), às 16h
  • Paraná x Maringá (3ª rodada) - confirmado para quarta-feira (21), às 16h
  • Athletico x Cascavel CR (4ª rodada)
  • Coritiba x Azuriz (4ª rodada)
  • Paraná x Athletico (5ª rodada)
  • Athletico x Rio Branco (6ª rodada)
  • Coritiba x Paraná (6ª rodada)

Como está a classificação do Paranaense?

Diante da irregularidade do campeonato, com times com mais jogos que outros, a classificação apresenta algumas disparidades. O FC Cascavel é o líder isolado, com 13 pontos. No entanto, tem o mesmo aproveitamento do Cianorte, que é o segundo colocado, com dez.

O terceiro colocado é o Azuriz, com oito pontos em cinco partidas. No entanto, o novato da elite tem um aproveitamento de 53,3%, pior que Operário (58,3%) e Coritiba (66,6%), que aparecem logo atrás na tabela.

Participe da conversa!
0