UMDOIS

FUTEBOL E MÍDIA

ESPORTES

Ícone turco

Hakan Sükur é um dos maiores jogadores da história da Turquia. No entanto, após tentar a vida na política e criticar o presidente Recep Erdogan, teve de deixar o país. Hoje vive como motorista de Uber nos Estados Unidos. 

Vida na política

Sükur foi principal jogador da Turquia na Copa de 2002. Ele enfrentou o Brasil nas duas partidas entre as seleções no torneio. Por clubes, defendeu Galatasaray, Inter de Milão, entre outros. Mas, após se aposentar, ele resolveu tentar a vida como político no país natal. 

Erdogan

Em 2011, Sükur foi eleito membro do partido AKP, de Erdogan. Em 2013, deixou o cargo e o partido, após investigação por suposta corrupção. Em 2015, fez críticas ao presidente turco no Twitter e, por causa disso, teve que fugir do país. "O Erdogan tirou tudo de mim. Não tenho mais nada em nenhum lugar do mundo".

E o dinheiro?

Sükur afirma que teve as contas bancárias congeladas pelo governo turco. "Ninguém sabe me explicar como eu participei deste golpe que me acusam. Nunca fiz nada ilegal. Não sou traidor ou terrorista. Posso ser inimigo deste governo, mas não da nação turca", disse. 

Vida nos EUA

Sükur conta que, após ameaças, teve de deixar a Turquia. Ele foi para os EUA e abriu um café. Mas diz que era visitado por "pessoas estranhas". Ele vive até hoje de venda de livros e como motorista de aplicativo. Sükur conta sua rotina no Instagram. 

Carreira

Sükur é até hoje o maior artilheiro do Campeonato Turco, com 249 gols. É um dos ídolos máximos do Galatasaray, onde conquistou 14 títulos. É o maior artilheiro turco na história da Liga dos Campeões, com 22 gols. Fez 51 gols em 112 jogos pela seleção turca. 

Copa do Mundo

Em 2002, no Mundial disputado no Japão e Coreia, Sukür anotou o gol mais rápido da história das Copas: em levou 10,8 segundos para marcar contra a anfitriã Coreia do Sul, na disputa pelo terceiro lugar. Na semifinal, a Turquia perdeu para o Brasil. 

MAIS

LEIA 

RANKING DOS CLUBES MAIS VALIOSOS

NEY E  CASIMIRO

MERCADO DA BOLA DO BRASIL

CRÉDITOS

Edição: UmDois Esportes.

Texto: UmDois Esportes.

Fotos: Reprodução/Instagram