O prestigiado técnico espanhol Pep Guardiola segue aquecendo o mercado da bola europeu após a sua saída do Manchester City-ING, após o final da última temporada europeia.
O treinador de 55 anos dirigiu a equipe inglesa por dez temporadas e deixou o Ettihad Stadium com nada menos que 20 títulos conquistados, incluindo seis Campeonatos Ingleses e uma Liga dos Campeões.
Em sua saída, Guardiola explicou que queria dar uma pausa na carreira e poder passar mais tempo com a família. No entanto, apenas dois meses depois de deixar o City o treinador pode ser tentado a voltar aos campos.
O presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Giovanni Malagó, confirmou que vem mantendo conversas com Guardiola para que ele assuma o comando da seleção italiana, que vive crise após ficar de fora das últimas três Copas do Mundo. Por outro lado, Malagó admitiu que as tratativas são difíceis.
A Federação estaria inclusive disposta a abrir uma exceção financeira para poder pagar a Guardiola um salário compatível com o desejo do treinador.
“Era importante abrir um diálogo e manter a chance viva, mas isto não deve ser interpretado como uma falta de consideração pelos outros candidatos”, prosseguiu Malagó.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F07%2Fguardiola-despedida-city.jpg)
Além de Guardiola, a Itália vem sendo ligada a nomes como o ex-voltante Andrea Pirlo e o experiente Antonio Conte. Outro nome que disputa o posto é o de Roberto Mancici, último a conquistar um título no comando da Azzurra, quando conduziu o time à conquista da Eurocopa de 2020.
Diante das especulações, Malagó ainda revelou que o novo comandante da seleção do país pode ser uma surpresa. “Pode sim haver uma surpresa. Esperam mais alguns dias e saberão de tudo”, disparou o cartola italiano à imprensa italiana.
Antes das declarações do dirigente, os jornais europeus já haviam revelado que o diretor técnico da FIGC, o lendário Paolo Maldini, acompanhado de seu assessor, o ex-jogador brasileiro Leonardo, se reuniram com Guardiola para avaliar as possibilidades dele assumir a seleção da Itália.