O Cruzeiro fechou a contratação do lateral-esquerdo Guilherme Mesquita, de 17 anos, ex-Coritiba. Formado nas categorias de base do Coxa, o jogador havia sido liberado pelo clube em julho e acertou a sua ida para a equipe mineira.
Na Toca da Raposa, Mesquita assinou contrato de formação por três anos, com possibilidade de vínculo profissional durante o período. Neste ano, o Cruzeiro ainda joga o Campeonato Brasileiro e estadual, da categoria.
Em 2026, o lateral disputou seis partidas pelo time sub-17 do Coritiba e outras quatro pelo sub-20, com um gol marcado. Mesquita também integrou o elenco sub-18 que representou o clube na Copa Mitad del Mundo, disputada no Equador.
O jogador estava há seis anos no Alto da Glória. Na temporada passada, disputou 20 partidas e foi titular na lateral esquerda em boa parte do ano. Além disso, Mesquita fez parte da campanha do título da Copa Sul Sub-17, conquistada pelo Coritiba diante do Internacional, além do vice-campeonato paranaense da categoria.
Saída acontece em meio a mudanças na base do Coritiba
A liberação de Guilherme Mesquita aconteceu durante um período de reformulação nas categorias de base do Coritiba. Nos últimos meses, o clube realizou mudanças em diferentes setores e categorias da formação.
Em julho, PC de Oliveira deixou o comando da equipe sub-20. Desde então, a categoria passa por mudanças na estrutura e na metodologia de trabalho, em um momento no qual o clube também discute uma maior integração entre as equipes de formação e o elenco profissional, já que não possui calendário oficial para o restante do ano.
Com isso, o clube também tem usado mais jovens no Campeonato Brasileiro. Recentemente relacionou o zagueiro Gabriel Ibson e o atacante Lucas Crepaldi, para partidas do Campeonato Brasileiro.
As alterações também chegaram ao sub-17. O técnico Renan Tavares deixou o clube em agosto, enquanto jogadores conhecidos, como Luca Casagrande, que era artilheiro da categoria no ano, Luan Pitz e Dudu também foram liberados do Coritiba.
Além do campo, a reformulação também envolveu a saída do supervisor Jetson Mendes e faz parte de um processo de revisão da estrutura, metodologia e integração das categorias de base do clube.