Responsável pela virada de chave do Coritiba no Brasileirão, o técnico interino Thiago Kosloski completou um mês no cargo. O treinador assumiu o time após a demissão de Antônio Carlos Zago, em 27 de junho, e tem conduzido bem o Coxa.

Kosloski tem quatro jogos à frente do Verdão (com três vitórias e um empate), e tem recebido elogios de jogadores e de torcida com a evolução da equipe, mas ainda aguarda sua efetivação no cargo.

+ Confira a tabela completa do Brasileirão

O próximo desafio do treinador no comando do Coxa será diante do líder Botafogo no domingo (30), às 16h, no Nilton Santos. O duelo pode tirar o time da zona de rebaixamento pela primeira vez nesta Série A.

O UmDois Esportes destaca decisões do treinador que ajudaram o Coritiba na guinada no Brasileirão.

Confiança aos atletas

O Coritiba vinha com a confiança em baixa. Além da incômoda situação na tabela, as constantes reclamações do técnico Zago quanto à qualidade do elenco pioravam o abatimento do time. Quando chegou, a primeira atitude de Kosloski foi conversar com os atletas, falar da importância de cada um e dar tranquilidade. Com a moral elevada, a mudança foi sentida já na vitória diante do Goiás, por 2 a 1, a primeira na Série A.

“Eu não ligo para o sucesso, isso é consequência de um trabalho. Quando eu chego, minha primeira preocupação é levantar a moral deles, porque eu conheço cada jogador do elenco. Nosso jogo não era aquele e os jogadores não são aqueles que estavam sendo pintados. A primeira coisa foi recuperar o ego deles. Graças a Deus, os resultados estão acontecendo, mas Campeonato Brasileiro é pés no chão, não conquistamos nada ainda”, declarou após a vitória sobre o Fluminense.

Mudança do esquema tático

Em campo, um das primeiras decisões do novo treinador foi abolir os três zagueiros e voltar a usar uma linha de quatro jogadores atrás. Estratégia que deu tão certo que o time já completou dois jogos sem sofrer gols – situação que não acontecia desde fevereiro.

Kuscevic tem sido titular absoluto, revezando dupla com Jean Pedroso, Thiago Dombroski e Henrique – este que também evoluiu com a vinda do treinador.

“Eu destaco muito o equilíbrio. A gente vem aprendendo a se defender com cada adversário. Mas temos comportamentos bem definidos”, afirmou. “Eu trabalho com três tipos de defesa. Você tem a defesa passiva, que só balança em relação à bola. A defesa ativa, que você balança e pressiona o portador da bola. E trabalhamos a pró-ativa contra o Fluminense, quando você balança, pressiona e direciona”, acrescentou após o triunfo sobre o Flu.

Outros ajustes táticos e escolhas por determinados atletas, como Matheus Bianqui virando titular e Marcelino Moreno mais solto no setor de criação, também foram pontos-chaves para a melhora do time.

Retomada da identidade

Com os ânimos em ordem e o time mais organizado, o novo papel do treinador foi de retomar a identidade do Coritiba. Kosloski fez questão de passar todos os lemas coxa-brancas e destacar a força do Couto Pereira como aliado no Brasileirão – já são duas vitórias como mandante.

“A minha preocupação era resgatar os jogadores, levantar a moral deles. A identidade do Coritiba é raça, tradição, entrega e 100% o tempo inteiro. É isso que a torcida espera da gente. Os jogadores entenderam muito rápido. Eles sabiam como proceder nesses momentos difíceis. Eu apenas potencializei, mas eles são os responsáveis. O mérito total é dos jogadores”, declarou Kosloski.

+ Inscreva-se no canal do UmDois Esportes no Youtube