No UFC desde 2022, Vitor Petrino começará, neste sábado (12), uma nova etapa em sua carreira. O brasileiro enfrentará Austen Lane, em Nashville, em sua estreia na categoria peso-pesado.

A subida de divisão aconteceu após Petrino sofrer duas derrotas seguidas no meio-pesado, mas a principal motivação dessa mudança não foram os resultados negativos.

“Eu estava perdendo muito rendimento na categoria dos 93 kg. Sou um cara forte, mas chegou um certo ponto no corte de peso que eu estava me me depreciando muito, o rendimento realmente estava caindo por conta disso”, explicou ele, em entrevista ao UmDois Esportes.

As duas derrotas sofridas na categoria de baixo foram as duas únicas derrotas na carreira de Petrino desde que ele começou a lutar MMA profissional — e não foi nada bom o gosto de conhecer essa sensação.

“Ninguém gosta de perder nesse esporte, a gente treina muito para mostrar o serviço em pouco tempo. Derrotas fazem parte, a gente tem que aprender com elas. Eu sei o quão perigoso é cada cara que está no UFC, então, por mais que eu não goste, foi mais mérito do meu adversário, que também trabalhou muito para chegar onde chegou”, avaliou ele.

vitor-petrino-vitoria-ufc-290

Foco no próximo adversário

O brasileiro está bastante confiante para sua estreia em uma nova categoria. O maior desafio será enfrentar um lutador que está tentando deixar de lado uma má fase. Em cinco lutas, Lane só teve uma vitória desde que entrou para o UFC, também em 2022, e já sofreu três nocautes. Mas isso não dá nenhum tipo de vantagem a Petrino, que também teve derrotas pela via rápida.

“Luta é luta. A gente tem que colocar os pés no chão e reconhecer que do outro lado tem um homem do mesmo peso, da mesma altura. Por mais que tenha tido revés, só ele sabe o que passou em cada luta. Você não pode trazer o passado para o presente”, refletiu.

O brasileiro também prefere evitar pensar no futuro para focar apenas em seu próximo adversário. Novato na divisão dos pesados, Vitor busca primeiro uma vitória, para depois pensar no caminho até o ranking da divisão.

“Não quero pedir nenhum nome [do ranking], estou focado nessa luta agora. A partir do momento que eu for ganhando, vou mostrando meu trabalho da maneira que deve ser feita, e as coisas vão acontecendo”, disse ele.

Siga o UmDois Esportes