Após a vitória contundente no UFC Rio, no último sábado (11), Charles “do Bronx” Oliveira voltou ao ranking peso por peso do Ultimate, que reúne os 15 melhores lutadores de todas as categorias.
O brasileiro havia deixado a lista após perder a disputa do cinturão peso-leve para Ilia Topuria, em junho. Em seu retorno ao octógono, ele finalizou Mateusz Gamrot no segundo round, no Rio de Janeiro, reforçando ainda mais seu status de maior finalizador da história da organização — agora são 17 vitórias por submissão, além de quatro por nocaute.
Ex-campeão peso-leve, Charles “do Bronx” Oliveira agora ocupa a 15ª colocação no ranking peso por peso do Ultimate, tomando o lugar de Shavkat Rakhmonov — que segue invicto na carreira, mas não luta há quase um ano.
Além disso, com a vitória no UFC Rio, Oliveira também ultrapassou Max Holloway no ranking da divisão peso-leve, assumindo a terceira posição. O brasileiro ainda deve subir para o segundo lugar em breve, já que Islam Makhachev, atual líder, será retirado da lista por ter subido de categoria.
LEIA TAMBÉM:
O próximo passo de Charles do Bronx

Logo após o triunfo, Charles fez dois pedidos ao UFC: disputar o cinturão BMF contra Max Holloway, no evento especial que será realizado na Casa Branca, e protagonizar um card numerado no Brasil, em um estádio fechado — já que o evento no Rio de Janeiro teve todos os ingressos esgotados no mesmo dia em que as vendas foram abertas.
Holloway não demorou a responder ao desafio de Oliveira. Os dois já se enfrentaram uma vez, em 2015, quando Charles precisou abandonar a luta por conta de uma lesão. Desde então, o havaiano afirma que há uma “pendência” entre eles que precisa ser resolvida. O atual campeão BMF, no entanto, não pretende esperar até junho de 2026 para voltar ao octógono.
O ideal, nesse caso, seria unir o útil ao agradável e trazer a disputa de cinturão para o Brasil — mas isso dificilmente deve acontecer. O card do UFC Rio bateu recorde de público entre os eventos realizados no país, com 16 mil pessoas acompanhando de perto a vitória de Do Bronx sobre Mateusz Gamrot, mesmo sem cinturão em jogo. O sucesso reforça o tamanho e a popularidade do ex-campeão entre os fãs brasileiros.
Por isso mesmo, Max Holloway já deixou claro que aceita enfrentar Charles, mas não em território brasileiro. Se o confronto acontecer, deverá ser em solo neutro — provavelmente em Las Vegas —, nos termos do atual dono do cinturão BMF.