Cartoleiros, a pior fase já passou. A valorização no Cartola FC a partir da 4ª rodada fica muito mais simples de entender. Aliás, a regra a partir de agora é a mesma até o fim do Brasileirão. Ufa!

A regra básica

-> Para um jogador valorizar, basta ele somar mais pontos do que na rodada anterior. Exemplo: “Fulano” fez 5 pontos na 3ª rodada. Ele vai valorizar na 4ª rodada se fizer mais do que 5 pontos, o que vai garantir mais cartoletas para o seu time. Se não atingir essa marca, ele vai perder valor e você perde patrimônio.

É moleza de entender agora comparado aos complexos sistemas das rodadas anteriores.

Como usar isso na prática?

-> Se a sua intenção é ganhar cartoletas, aposte em jogadores que estão com a variação negativa (são aqueles que tem a flechinha vermelha ao lado do preço) e que tem um bom potencial de pontuação na rodada.

-> Por outro lado, se está pensando em ficar mais rico, fuja dos jogadores que mitaram na rodada anterior. Se um atleta fez mais de 20 pontos na última rodada, por exemplo, vai ser difícil ele repetir a dose. Qualquer pontuação que ele fizer abaixo desses 20 e poucos, fará você perder cartoletas.

VEJA TAMBÉM: os melhores jogadores para se escalar na 4ª rodada do Cartola FC

Dicas

Vale a seguinte lógica agora: quanto pior o jogador for em uma rodada, mais fácil será para ele valorizar na próxima vez que entrar em campo. Portanto:

-> Fique atento aos expulsos: um jogador que leva cartão vermelho representa um desastre no Cartola. São 5 preciosos pontos perdidos. Mas não se esqueça desses atletas. Eles vão cumprir uma rodada de suspensão, mas, quando voltarem, são uma ótima opção de escalação, pois é quase certo que vão valorizar.

-> Vale a mesma lógica para goleiros de times que sofreram goleada. Se o goleiro leva três ou mais gols, é quase certo que vai negativar bastante. O fato de ele estar em baixa no Cartola, o torna uma ótima opção para a rodada seguinte se você quer faturar cartoletas.

***

O foco do Cartola FC a partir de agora é a pontuação, mas não se esqueça de ganhar cartoletas. Como eu já destaquei aqui no blog: para comprar os melhores jogadores, aqueles mais regulares, é preciso estar com os cofres cheios.

Alerta!

Vale sempre lembrar: as regras valem para os jogadores que vão entrar em campo pela quarta vez no Brasileirão.

Mas e se eles tem menos jogos?

-> Se o jogador fará o 3º jogo: valem as regras da rodada 3. Confira aqui o sistema de valorização.

-> Se o jogador fará apenas o 2º jogo: utilize as regras de valorização da rodada 2.

-> O jogador vai estrear no campeonato: vale escalar apenas se for barato (abaixo de C$ 6 preferencialmente) e tiver um bom potencial de pontuação.

***

É isso pessoal. Qualquer dúvida, é só usar o espaço dos comentários que eu respondo.

Participe da conversa!
0