O atacante Kevin Viveros não escondeu a emoção com a primeira convocação para a seleção colombiana. O artilheiro do Athletico e do Campeonato Brasileiro foi uma das novidades do técnico Nestor Lorenzo para três amistosos da Colômbia nos Estados Unidos contra o México, no dia 26 de setembro, o Paraguai, em 2 de outubro, e o Peru, quatro dias depois.

Em uma publicação nas redes sociais, o camisa 9 afirmou que defender a seleção é a realização do sonho do menino de Buenaventura, sua cidade natal, a mais de 500 quilômetros da capital Bogotá.

“O sonho de um menino de Buenaventura. Obrigado, Deus. Obrigado, família. Obrigado a todos que nunca duvidaram. Continuei trabalhando, continuei marcando gols, continuei acreditando. Hoje, a camisa do meu país leva o meu nome. Vamos, minha Colômbia”, postou Viveros.

Em vídeo divulgado pelo Athletico, o atacante exaltou o carinho dos torcedores que estavam na torcida por sua convocação. “Agradeço toda a torcida por esse apoio. Estou muito feliz. Obrigado a todos por estarem me apoiando. Vamos com tudo”, ressaltou.

Kevin Viveros vive a fase mais artilheira da carreira e chegou a figurar na pré-lista da Colômbia para a última Copa do Mundo, mas ficou fora da convocação final. É a primeira vez que o centroavante vai jogar pela seleção principal.

A convocação, no entanto, pode causar um problema para o técnico Odair Hellmann. Viveros vira dúvida para a partida contra o Atlético-MG, no dia 8 de outubro, apenas dois dias após o amistoso contra o Peru, em Miami, nos Estados Unidos. O centroavante perderá toda a preparação do Rubro-Negro, mas deve chegar a tempo em Curitiba.

Os números de Kevin Viveros com a camisa do Athletico

Kevin Viveros com a camisa do Athletico. (Foto: Luis Miguel Ferreira/Athletico)

Kevin Viveros chegou ao Athletico em junho do ano passado, logo após se destacar durante a fase de grupos da Libertadores. Contratado por R$ 27,5 milhões, o maior valor pago pela diretoria rubro-negra na contratação de um jogador, o centroavante foi o grande nome da campanha de acesso para a Série A e é o artilheiro da elite do Campeonato Brasileiro, com 18 gols. No total, o camisa 9 soma 29 gols e sete assistências em 57 partidas pelo Furacão.

Viveros também é o primeiro jogador do Athletico a marcar mais de 15 gols em uma mesma edição da Série A nos últimos 13 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 2013, quando o atacante Ederson atingiu a marca e terminou aquela edição do Brasileirão com 21 gols, além de conquistar o troféu de maior goleador do torneio.

O camisa 9 também entrou no top 3 do ranking dos maiores artilheiros estrangeiros da história rubro-negra. Com os 28 gols, ele igualou a marca do equatoriano Joffre Guerrón, que defendeu o Athletico entre 2010 e 2012 e também anotou 28 gols.

O líder da lista é o colombiano David Ferreira, compatriota de El Tren, que marcou 39 gols durante sua passagem pelo clube, entre 2005 e 2008. Já o uruguaio David Terans, que defendeu a equipe rubro-negra de 2021 a 2023, soma 31 gols.

Mercado da Bola do Athletico
ENTRADAS
JOGADOR NAC. ORIGEM
Kerwin Vargas — Atacante
Colômbia
Charlotte EUA MLS
Jorge Rivaldo — Atacante
Colômbia
Rionegro Águila Colômbia Liga Dimayor
Gilberto — Lateral-Direito
Brasil
Bahia Brasil Série A
Dantas — Zagueiro
Brasil
Novorizontino Brasil Série B
SAÍDAS
JOGADOR NAC. DESTINO
Bruninho — Atacante
Brasil
Shakhtar Ucrânia Premier Liga
Julimar — Atacante
Brasil
Sharjah FC Emirados UAE Pro League
Dudu — Lateral-Direito
Brasil
Guarani Brasil Brasil
Isaac — Atacante
Brasil
Maccabi Netanya Israel Premier League

Siga o UmDois Esportes