Athletico
Personagem

Vitor Roque, 18 anos: o que se sabe sobre o futuro do atacante do Athletico?

Por
Luana Kaseker
28/02/2023 11:32 - Atualizado: 04/10/2023 22:54
Vitor Roque
Vitor Roque | Foto: Atila Alberti/UmDois Esportes

O atacante Vitor Roque, do Athletico, completa 18 anos nesta terça-feira (28). O fenômeno atleticano é cobiçado por diversos clubes internacionais e será o principal alvo para deixar o futebol brasileiro na janela de transferências do meio do ano.

Ao atingir a maturidade, o jovem agora já pode ser vendido para o exterior. Segundo o Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores (RSTP, sigla em inglês para Regulations on the Status and Transfer of Players) da FIFA, no art. 19, "as transferências internacionais de jogadores só são permitidas se o jogador estiver acima do 18 anos de idade".

E, a partir de hoje, a tendência é de que as investidas no atacante se intensifiquem. O presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia, revelou que ofertas já apareceram, mas nenhuma equipe chegou ao número pedido pelo clube.

"Está uma corrida por ele. Nós não temos a condição de pagar essa quantidade que os grandes clubes pagam. Tem muitas especulações. Realmente, já recebemos ofertas. O pessoal me ligou, clubes, amigos europeus, mas ainda não chegaram ao nosso número. Ainda muito longe", falou.

A multa rescisória do jovem para o mercado europeu é de 100 milhões de euros, mas é improvável que o clube consiga o valor total. O certo que é o Athletico quer algo próximo - ou igual - ao que o Real Madrid pagou pelo atacante Endrick, do Palmeiras - 60 milhões de euros - e que Vitor Roque será a maior venda da história do clube.

O Furacão detém 85% dos direitos econômicos do atleta, que tem contrato até 2027, sendo que os outros 15% pertencem ao América-MG. Recentemente, o presidente do Coelho, Marcus Salum, revelou que a boa relação com Petraglia foi determinante para o acerto no passado - o atacante se transferiu do América-MG para o Cruzeiro de forma polêmica.

"Eu tenho amizade com o Petraglia desde os anos 90. E quando ele foi comprar o jogador [Vitor Roque], ele me ligou e disse 'estou depositando a multa, sei que este jogador foi tirado à força do América-MG. Uma parte é sua. Se você entender que o jogador vale e quiser ficar com um percentual, eu vou abrir mão'. Eu disse que agradecia muito, e o que ele me liberasse, eu depositaria na conta do Athletico. E ele me falou que o limite era 15%. Quando ele pagou, nós enviamos o dinheiro e imediatamente depositei o dinheiro na conta do Athletico, fizemos o contrato e nós temos 15%", afirmou Salum em entrevista ao programa Donos da Bola.

Vitor Roque: clubes de olho e proposta recusada

Barcelona, Real Madrid, PSG, Arsenal, Chelsea, West Ham, Juventus e, mais recentemente, o Napoli, seriam os clubes europeus de olho no atacante. Destes, a equipe catalã seria a mais próxima da contratação do jovem - o clube também estaria como prioridade na disputa pelo jogador.

O jornal Mundo Deportivo, da Espanha, inclusive, noticiou em janeiro que o Barça estaria disposto a pagar entre 35 e 40 milhões de euros (mais de R$ 200 milhões), mas que a proposta teria sido recusada pelo Athletico.

"Proposta já teve, mas foi recusada. Teve clube inglês, não quero citar nomes, espanhol que já fez oferta, italiano. No Brasil, a gente fala de proposta quando é no papel. Quando está falando em clubes de alto nível, a gente já fala em números sem papel, já recusa uma oferta quando falam 'pode pagar x?' Não, isso não aceita, tem que ser três vezes esse valor. Está tudo mais moderno, mais rápido. Chegou mais ou menos para nós um valor de 25 milhões de euros, e já negamos de pronto, porque entendo que o jogador tem um valor mais alto do que esse, até porque foram vendidos alguns jogadores no Brasil por 20 milhões de euros. A gente nem andou com essa conversa para frente. Então, a hora é quando chegar o clube certo, que tem um grande projeto, atingir o valor e todos saírem satisfeitos", declarou o agente de Vitor Roque, André Cury, ao ge.com.

O diretor técnico do Athletico, Luis Felipe Scolari, também disse que Vitor Roque deve deixar o Furacão em breve.

"Apareceu com dinheiro, vai. Nós vendemos. E bastante dinheiro. O Vitor provavelmente vai ser vendido. Tem 17 anos e tem muita, muita coisa para aprender em campo, mas ele já foi forjado, desde os 16 anos, jogando Brasileiro e Libertadores. É um menino de 17 anos, com um pensamento e vivência de 24, 25. Ele está pronto, mas tem que desenvolver algumas valências. Quando aparecer com bastante dinheiro, eu acho que vende", afirmou em um evento empresarial.

O que se sabe é que conversas e negociações seguem acontecendo, mas não há nada fechado. Vitor Roque seguirá atuando pelo Furacão até, pelo menos, o meio do ano. O atacante, que estreou pelo clube na temporada na vitória sobre o Londrina por 1 a 0, disse que o foco está no presente.

"Eu procuro focar no presente, fazer o meu melhor hoje, que eu sei que consequentemente vai ocasionar no futuro. Procuro treinar hoje, focar e não procuro ficar muito ligado em sondagens. Se aparecer algo concreto vão analisar o que é melhor para mim e para o clube, e vai se concretizar. O hoje é o mais importante", afirmou Roque.

Para ele, a principal preocupação no momento é seguir fazendo gols pelo Athletico e finalmente poder tirar a carteira de motorista para dirigir o carro novo que já ganhou.

"Quero tirar a carteira. [A comemoração] Era uma aposta que se eu fizesse cinco gols no Sul-Americano eu ia ganhar um carro. Vou ganhar de um empresário meu. Já tem o modelo", explicou Roque sobre uma comemoração feita no Sul-Americano Sub-20.

Vitor Roque brilha em classificação do Athletico
Vitor Roque.
Vitor Roque
Vitor Roque
Vitor Roque primeiro gol pelo Athletico
Vitor Roque brilha em classificação do Athletico
Vitor Roque comemora gol pelo Athletico
Vitor Roque é convocado para a seleção sub 20

A chegada ao Furacão e os números do último ciclo

Em menos de um ano, o atacante Vitor Roque deixou o Cruzeiro e chegou ao Athletico em negociação polêmica. Bastaram alguns jogos para o jogador se destacar, virar ídolo da torcida e despertar interesse internacional.

Vitor Roque foi anunciado de forma oficial em abril. O Furacão desembolsou R$ 24 milhões no pagamento da multa contratual ao Cruzeiro - a maior contratação da história rubro-negra.

A Raposa, na época, contestou um erro técnico na contratação, já que a multa depositada seria menor do que o previsto na Lei Pelé. Ainda disse em nota que o diretor do Athletico, Alexandre Mattos, usou de informações privilegias para tirá-lo do clube mineiro. Em junho, a Justiça deu ganho ao jovem atleta e confirmou a rescisão de contrato junto ao Cruzeiro.

Em campo, desde que estreou com a camisa atleticana, diante do Atlético-MG, pela segunda rodada do Brasileirão, Vitor Roque demonstrou sua qualidade. Mas foi em jogos decisivos, principalmente os da Libertadores, que se tornou um verdadeiro fenômeno e despertou interesse de gigantes europeus.

Pelo Brasileirão, o jovem decidiu jogos contra o Atlético-MG e Palmeiras. Pela Libertadores, marcou diante de Libertad - tornando-se o jogador mais jovem a marcar um gol pelo Athletico na competição - e na inesquecível vitória sobre o Estudiantes, na Argentina, que levou o clube de volta à semifinal após 17 anos.

Ao todo, em 2022 pelo Athletico, marcou sete gols e deu três assistências em 36 partidas. Como prêmio, foi um dos indicados a melhor jogador da América.

A boa fase no clube também abriu portas para a seleção brasileira. Ainda em 2022, foi convocado para treinos e amistosos e depois para a disputa do Sul-Americano Sub-20. Destaque da campanha que levou o Brasil à taça, Vitor Roque fez seis gols em oito jogos e terminou o campeonato como artilheiro.

E o técnico da seleção de base, Ramon Menezes, é quem comandará a seleção principal até a contratação de um treinador para a vaga deixada por Tite. Até por isso, há chance de Vitor Roque figurar entre os convocados para o amistoso contra o Marrocos, no próximo dia 25 de março.

Entre maio e junho, o atacante de 18 anos também ficará sem atuar pelo Athletico para a disputa do Mundial Sub-20. A torcida rubro-negra ainda vai ouvir muito o "tá em choque? Vitor Roque", mas precisa aproveitar porque podem ser os últimos momentos dele com a camisa do Athletico.

Vitor Roque na seleção brasileira
Vitor Roque na seleção brasileira
Vitor Roque deixa mais um
Vitor Roque marcou novamente pela seleção
Vitor Roque, artilheiro do Sul-Americano sub-20
Vitor Roque.
Vitor Roque tem brilhado na seleção brasileira sub-20
Veja também:
Atacante histórico reclama após derrota do Athletico na Copa do Brasil
Atacante histórico reclama após derrota do Athletico na Copa do Brasil
Paraná vende 61 mil ingressos em dois dias; mais de 30 mil são para jogo na Arena
Paraná vende 61 mil ingressos em dois dias; mais de 30 mil são para jogo na Arena
O Athletico de Cuca não evolui e agora perde para time de Terceira
O Athletico de Cuca não evolui e agora perde para time de Terceira
Erick sai na bronca após derrota do Athletico: "Nos safamos de levar mais"
Erick sai na bronca após derrota do Athletico: "Nos safamos de levar mais"
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Athletico
Atacante histórico reclama após derrota do Athletico na Copa do Brasil
Nas redes

Atacante histórico reclama após derrota do Athletico na Copa do Brasil

O Athletico de Cuca não evolui e agora perde para time de Terceira
Opinião

O Athletico de Cuca não evolui e agora perde para time de Terceira

Erick sai na bronca após derrota do Athletico: "Nos safamos de levar mais"
Copa do Brasil

Erick sai na bronca após derrota do Athletico: "Nos safamos de levar mais"