O jogo entre Athletico e Internacional será o grande teste do novo gramado sintético da Arena da Baixada. O duelo que abre a 20ª rodada e o returno do Brasileirão acontece às 18h30 deste sábado (25), em Curitiba, com transmissão exclusiva na Amazon Prime.

Alvo constante de críticas, o sintético da Baixada passou por uma reformulação completa após superar a validade de 10 anos, completados em fevereiro. Diante desse cenário, o Furacão fez uma manutenção em janeiro para que a grama fosse utilizada até a paralisação do futebol brasileiro devido à Copa do Mundo.

Há cinco meses, o gramado foi apontado como um dos piores do país, por causa da predominância castanha, nos duelos que o Athletico recebeu Corinthians e Santos, em que até Neymar criticou o estado do gramado. A situação, que irritava até mesmo os atletas do Furacão desde o ano passado, ficou pior pela utilização em excesso de fibra de coco, usada no enchimento do gramado e colocada na manutenção do início do ano. Após as críticas, o clube retirou parte da fibra de coco e amenizou as críticas.

A principal diferença entre o antigo e o novo sintético da Arena da Baixada é que o Athletico decidiu em utilizar a cortiça ao invés da fibra de coco. Utilizada também no Nubank Parque, estádio do Palmeiras, a cortiça é um material de origem vegetal e orgânico, que passou a ser avaliado como melhor opção do mercado. Ele tem uma capacidade maior de isolamento térmico, o que evita o aumento da temperatura do gramado, e ainda contém um ótimo amortecimento, o que deve ajudar na prática do futebol.

CBF adiantou estreia do novo sintético do Athletico, certificado pela FIFA

O Athletico iria estrear o novo gramado diante do Internacional, mas mudou a programação por conta de um pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A entidade vai inaugurar o uso do impedimento semiautomático neste final de semana, em todos os jogos da 20ª do Brasileirão. Com a conclusão da instalação das câmeras necessárias, da CBF quis testar o sistema no jogo do Athletico contra o Fortaleza, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17, na última terça-feira (21). Dessa forma, o Furacão mudou o local do jogo das equipes de base, que seria disputado no CT do Caju, para o estádio.

A partida, que terminou com vitória rubro-negra por 3 a 0, foi transmistida no canal oficial do clube no Youtube e rendeu críticas dos torcedores sobre o gramado. A maioria dos comentários foram sobre a aparência amarelada, justificada pela presença da cortiça. Segundo o Athletico, a cortiça ainda está muito superficial e a coloração deve mudar com o passar dos dias.

Naquele mesmo dia, a FIFA fez os testes que garantem que o gramado tem os requisitos necessários para desempenho em jogo, segurança, durabilidade e garantia de qualidade. Funcionários de um laboratório especializado e homologado pela entidade máxima do futebol estiveram em Curitiba para a realização dos testes, que culminou com o certificado de aprovação do novo gramado.

Testes da Fifa no novo gramado. (Fotos: Yan Guimarães/Athletico).

Obras foram feitas por empresa do filho do presidente Mario Celso Petraglia

As obras da troca do gramado da Baixada iniciaram em 8 de junho, sendo que a responsável pela instalação do novo sintético foi a Kango Brasil, empresa especializada em infraestrutura esportiva que tem Mario Celso Keinert Petraglia, filho do presidente Mario Celso Petraglia, como sócio e diretor da empresa.

A Kango fez a retirada do antigo gramado, que foi negociado por Petraglia com o ex-jogador Cocito, ídolo marcante na história rubro-negra e campeão do Campeonato Brasileiro em 2001. Além disso, fez a instalação do novo piso, tudo isso em cerca de um mês e uma semana. As obras foram paralisadas por uma semana, no fim de junho, conforme o planejamento do Athletico, porque o estádio foi alugado para um evento religioso. Contudo, como isso estava na agenda do clube desde 2025, tudo aconteceu dentro do previsto e sem nenhum empecilho.

Isso tudo aconteceu após os profissionais da Kango passarem, meses atrás, por treinamentos para a instalação de gramados sintéticos com a FieldTurf, que fabricou a nova grama artificial utilizada pelo Athletico. Tanto que a Kango passou a divulgar a prestação desse tipo de serviço desde maio.

Já a FiedTurf, que capacitou os profissionais da empresa brasileira, forneceu a mesma grama de outros estádios no Brasil, entre eles do estádio Nilton Santos, do Botafogo; a Arena MRV, do Atlético-MG; e o Pacaembu. Além deles, clubes internacionais, como PSG e Barcelona, também utilizam a tecnologia da FieldTurf.

Internacional não terá o técnico Paulo Pezzolano para o jogo contra o Athletico

Além do novo gramado sinético, outro fator importante da partida é a ausência do técnico uruguaio Paulo Pezzolano. O Inter comunicou o falecimento da mãe do treinador, Laura Suárez, em nota divulgada nesta quinta-feira (23), tendo liberado o comandante a viajar para as cerimônias na Espanha, onde reside a família de Pezzolano.

“Neste momento de dor, o Clube presta sua solidariedade ao treinador, seus familiares e amigos. Em razão da perda, Pezzolano foi liberado para acompanhar as cerimônias de despedida e não estará à frente da equipe na partida diante do Athletico-PR”, confirmou o Colorado.

A tendência é que Esteban Conde esteja no comando do time na beira do gramado. O Inter chega em momento turbulento, já que perdeu para o Cruzeiro dentro do Beira-Rio e ocupa a 14ª posição do Brasileirão com 21 pontos, um a mais que o Vasco, que abre a zona de rebaixamento.

Siga o UmDois Esportes