UMDOIS
ESPORTES
MERCADO DA BOLA
Mercado movimentado
Desde o início dos conflitos envolvendo Rússia e Ucrânia, vários jogadores que atuavam nos países estão liberados para acertar com outros times até junho ou por períodos mais longos. No começo do mês, a Fifa permitiu a liberação dos atletas para assinarem com outros clubes.
Em comunicado, a entidade informou que todos os contratos estão suspensos até o fim da atual temporada, e os atletas e técnicos podem se transferir sem qualquer tipo de punição. Ao menos 100 atletas foram impactados pela decisão, que foi tomada duas semanas após a invasão na Ucrânia pelas tropas russas.
Oportunidade
Com a oportunidade, alguns clubes brasileiros aproveitaram para reforçar os seus elencos. É o caso de times como Flamengo, Ceará, Corinthians e América-MG. Veja os jogadores estrangeiros que atuavam na Ucrânia e na Rússia que acertaram com times do Brasil e quem ainda está disponível no mercado.
Pablo - Flamengo
Ex-Corinthians e Bordeaux, o zagueiro Pablo, 31 anos, conseguiu liberação do Lokomotiv Moscou, da Rússia e assinou com o Flamengo até dezembro de 2025. O valor da negocição foi de 2,5 milhões de euros (R$ 14 milhões). Porém, antes de estrear, o jogador sofreu uma lesão de ligamento no joelho.
Matheus Peixoto - Ceará
O Ceará contratou o atacante Matheus Peixoto, que estava no Metalist, da Ucrânia. O jogador de 26 anos era do Juventude antes de ir para a Ucrânia, e já passou por clubes como Bragantino, Audax-RJ, Ypiranga-BA, Bahia, Fluminense de Feira-BA e Sport.
O Corinthians agiu e contratou o atacante Júnior Moraes, de 34 anos. Naturalizado ucraniano desde 2019, ele foi revelado pelo Santos e tinha contrato até junho com o Shakhtar Donetsk. Com o Timão, assinou até dezembro de 2023.
Júnior Moraes - Corinthians
Wanderson - Internacional
O atacante Wanderson, 27 anos, fechou com o Internacional após ser liberado pelo Krasnodar, da Rússia. Ele fica no Inter por empréstimo até o final da temporada, com opção de compra fixada. O jogador fez toda a carreira na Europa e jamais atuou por um clube brasileiro.
Júnior Alonso - Atlético-MG
O capitão está de volta! Dois meses após ser vendido para o Krasnodar, da Rússia, o zagueiro Júnior Alonso acertou o retorno ao Atlético-MG. Ele tinha se transferido para o futebol russo por 8,5 milhões de dólares (R$ 47 milhões na época).
Paulinho Bóia - América-MG
O América-MG fechou com o atacante Paulinho Bóia, de 23 anos, emprestado pelo Metal Kharkiv, da Ucrânia, inicialmente até o fim de junho. O jogador foi revelado pelo São Paulo, atuou pelo Portimonense-POR, São Bento-SP e Juventude.
Disponíveis no mercado
Maycon - volante, Shakhtar Donetsk Vitinho - atacante, Dínamo de Kiev Pedrinho - atacante, Shakhtar Donetsk David Neres - atacante, Shakhtar Donetsk Dodô - lateral-direito, Shakhtar Donetsk Marcos Antônio - meia, Shakhtar Donetsk Fabinho - meia, Metalist Derek - atacante, Metalist Marlon Santos - zagueiro, Shakhtar Donetsk Vitão - zagueiro, Shakhtar Donetsk Ismaily - lateral, Shakhtar Donetsk Alan Patrick - meia, Shakhtar Donetsk
Disponíveis no mercado
Malcom - atacante, Zenit Wendel - volante, Zenit Claudinho - meia, Zenit Douglas Santos - lateral, Zenit Yuri Alberto - atacante, Zenit Bruno Viana - zagueiro, FK Khimki Vinicius Tobias - lateral, Shakhtar Donetsk Tetê - atacante, Shakhtar Donetsk Fernando - atacante, Shakhtar Donetsk Juninho - lateral - Zorya Lugansk Cristian - atacante - Zorya Lugansk Guilherme - atacante - Zorya Lugansk Busanello - lateral - Dnipro Felipe Pires - atacante - Dnipro Bill - atacante - Dnipro
CRÉDITOS
Edição: UmDois Esportes.
Texto: UmDois Esportes.
Fotos: Divulgação/ Clubes e Albari Rosa/ Arquivo/ UmDois Esportes.