POLÊMICA NO FUTEBOL
ESPORTES
UMDOIS
Expulso do estádio
Um torcedor do Brasil-RS foi expulso do estádio Bento Freitas, em Pelotas, neste domingo, por ter tatuagens que remetiam ao nazismo: uma Cruz de Ferro, condecoração militar adotada pelo Terceiro Reich durante o regime nazista, e o lema "Mein Kampf", título em alemão do livro "Minha Luta", escrito por Adolf Hitler.
Viralizou nas redes
Imagens e vídeos do homem, sem camiseta e com as tatuagens expostas, circularam nesta tarde de segunda-feira, 14, nas redes sociais. A assessoria de imprensa do Brasil de Pelotas informou que o homem foi expulso do estádio por ação dos próprios torcedores. Ele precisou ser escoltado por policiais até sua saída com segurança do Bento Freitas. O clube informou ainda não saber a identidade do homem.
Nota oficial do clube
Em nota através de suas redes sociais, o Brasil de Pelotas se posicionou diante do ocorrido: "Graças a gerações de xavantes que ao longo de 110 anos nos trouxeram até aqui, o Brasil tem na própria história um instrumento contra qualquer discurso ou ato de discriminação."
O clube também valorizou a força de sua torcida, responsável por expulsar o homem de suas arquibancadas. "É por essa consciência histórica que aqueles, que se sentem representados pelos discursos de ódio infelizmente cada vez mais comuns, são e sempre serão repelidos da Baixada".
Crime no Brasil
No Brasil, é crime previsto no artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo."
CRÉDITOS
Edição: UmDois Esportes.
Texto: Estadão Conteúdo.
Fotos: Volmer Perez/Brasil e Reprodução/Twitter.