A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o ranking de clubes de 2023. Para medir a classificação dos clubes, a CBF leva em conta os últimos cinco anos. A temporada 2022 tem peso cinco.
Líder
O Flamengo segue na liderança, até por ter conquistado a Copa do Brasil e a Libertadores na atual temporada.
Na cola
Campeão do Brasileirão, o Palmeiras vem logo atrás, com o Athletico na terceira posição.
Em ascensão
Flamengo e Palmeiras aparecem nas duas primeiras posições do ranking pelo terceiro ano consecutivo. O Fortaleza foi quem mais chamou atenção. A oitava colocação no Brasileirão rendeu ao time cearense a sétima posição no ranking. Na última atualização, aparecia em décimo.
Em queda
O Grêmio foi quem mais perdeu posições. Do 4° lugar, o time gaúcho, mesmo conquistando o acesso na Série B, acabou em 11º, atrás do Internacional, que ficou em 10°. Chama atenção a posição do Fluminense, que aparece em 7°, atrás de Atlético-MG e São Paulo. Corinthians e Santos estão no Top-10.
O ranking
O ranking da CBF tem como um dos objetivos definir os classificados para a Copa do Brasil, daqueles times que não garantiram as vagas através dos estaduais ou de competições similares, caso da Copa Paulista, que dá ao campeão o direito de escolher se quer a Série D do Brasileiro ou a Copa do Brasil.