UMDOIS

ESPORTES

SELEÇÃO BRASILEIRA

Quem é?

A seleção brasileira terá um técnico interino nos dois amistosos marcados para o próximo mês. É Ramon Menezes, que comanda a equipe sub-20.

Carreira

Conhecido apenas como Ramon na carreira de jogador, o técnico interino da seleção iniciou sua carreira como treinador no futebol goiano, mas se destacou de maneira positiva no Vasco

Trajetória

O sucesso, porém, durou pouco. Desligado do time cruz-maltino, teve rápidas oportunidades no CRB e no Vitória antes de assumir o cargo na base da seleção brasileira.

Oportunidade

Com o bicampeonato olímpico conquistado com André Jardine como treinador nos Jogos de Tóquio, em 2021, Ramon Menezes assumiu a seleção sub-20 - que durante a Olimpíada passa a ser sub-23 - tendo como meta inicial levar o time de volta a um Mundial, torneio que o Brasil não participa desde 2015.

Com moral

O título deu força a Ramon Menezes. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, estipulava o primeiro mês do ano como limite para a definição do substituto de Tite. Sem conseguir efetivar o desejo, o mandatário decidiu dar uma oportunidade para Ramon. 

Adversário

O único compromisso previsto sob o comando do interino acontece no dia 25 de março, em Tânger, diante dos donos da casa, o Marrocos, seleção sensação na Copa do Catar.

Técnico

Ramon encerrou a carreira em 2013, pela Cabofriense e fez estágio com Oswaldo de Oliveira no Botafogo. Depois, foi convidado para voltar ao Joinville, equipe em que atuou poucos anos antes, para ser auxiliar.

Experiências

Após fazer parte da comissão que levou os catarinenses ao título da Série B de 2014, comandou o Assev, de Goiás, passou pelo Anápolis e Guarani de Divinópolis. Em 2019, foi chamado para preencher a vaga de auxiliar permanente no Vasco. 

Ramonismo

Ramon Menezes busca adaptar as características dos jogadores ao modelo que a equipe atuará em campo. No Sul-Americano Sub-20, o que se viu foi um time capaz de forçar erros dos rivais e que aproveita a velocidade e qualidade técnica para encontrar soluções e saltar à frente no placar. 

Campeão

Com ramon Menezes no comando, o Brasil terminou o Sul-Americano Sub-20 invicto, com sete vitória em nove jogos. A seleção de Ramon anotou 19 gols e sofreu apenas quatro.

MAIS

LEIA 

BARÇA DE OLHO EM BRASILEIRO

TUDO SOBRE O ATHLETICO

DO BRONX NO ONLYFANS

DE2729

CRÉDITOS

Edição: UmDois Esportes.

Texto: Estadão Conteúdo.

Fotos: Pedro Vale e Rafael Ribeiro/CBF.