A notícia do corte do lateral-direito Wesley por lesão sofrida durante o amistoso contra o Egito abalou os jogadores da seleção brasileira. No entanto, essa não é a primeira vez que um jogador deixa a lista de convocados por uma contusão sofrida dias antes da estreia na Copa do Mundo.
Desde que a Fifa permitiu a troca de inscritos, em 1970, o Brasil cortou pelo menos um jogador em dez Mundiais. A última vez, no entanto, foi em 2006, quando Edmilson, do Barcelona, sofreu uma lesão no menisco lateral do joelho já na Alemanha. O volante Mineiro, do São Paulo, entrou no lugar.
A primeira mudança nos convocados foi antes da campanha do tri em 1970, com a ida do goleiro Emerson Leão, do Palmeiras, no lugar do atacante Rogério, do Botafogo. Os cortes mais emblemáticos foram os do atacante Romário, em 1998, por uma lesão na panturillha, e do volante e capitão Emerson, quatro anos depois, por uma contusão na clavícula sofrida durante treinamento.
Ainda teve casos de jogadores cortados por lesão durante a Copa do Mundo, mas sem reposição. O atacante Neymar recebeu uma joelhada nas costas e ficou de fora da goleada histórica sofrida para o Brasil em 2014 para a Alemanha por 7 a 1. Já no último Mundial, o lateral-esquerdo Alex Telles e o atacante Gabriel Jesus viraram desfalques depois do início da competição.
LEIA TAMBÉM:
- Tabela completa da Copa de 2026: Datas, horários e locais dos jogos do Brasil
- Brasil na Copa do Mundo de 2026: confira jogos, datas e possíveis caminhos no mata-mata
- Matemático que acertou últimos três campeões prevê título da Copa do Mundo 2026
Confira todos os jogadores cortados na história das Copas do Mundo
- 1970 – Rogério por Emerson Leão;
- 1974 – Clodoaldo e Wendell por Mirandinha e Waldir Peres;
- 1978 – Nunes e Zé Maria por Roberto Dinamite e Nelinho;
- 1982 – Careca por Roberto Dinamite;
- 1986 – Mozer, Toninho Cerezo e Leandro por Mauro Galvão, Valdo e Josimar;
- 1994 – Mozer e Ricardo Gomes por Aldair e Ronaldão;
- 1998 – Romário, Flávio Conceição e Márcio Santos por Emerson, Zé Carlos e André Cruz;
- 2002 – Emerson por Ricardinho;
- 2006 – Edmilson por Mineiro;
- 2026 – Wesley por Éderson.
Wesley se machucou no último amistoso
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F06%2Fwesley-lesao-selecao-brasileira.jpg)
Wesley, lateral-direito da Roma, se machucou durante o amistoso da seleção brasileira contra o Egito, no último sábado (6), em Cleveland, nos Estados Unidos. O jogador saiu de campo com dificuldades para andar e foi constatada uma lesão muscular que o afasta dos gramados por cerca de 40 dias.
Com a perda de Wesley, o técnico Carlo Ancelotti convocou o volante Éderson, da Atalanta, para a vaga. Desta maneira, o Brasil conta na posição com apenas Danilo, que é um lateral-direito de origem, e tem feito jogos como zagueiro.
Além dele, Ibañez, outro dos convocados para a zaga, também pode atuar na função de lateral-direito. Do lado esquerdo, Douglas Santos, do Zenti, e o veterano Alex Sandro, do Flamengo, disputam a posição.
Antes de Wesley e da convocação, o técnico Carlo Ancelotti também perdeu o lateral-direito e zagueiro Eder Militão e os atacantes Estevão e Rodrygo por lesão.