O Paraná entra na segunda semana de pré-temporada visando o calendário 2022. O gerente de futebol paranista, Pedro Poitevin, concedeu a primeira entrevista à imprensa e falou sobre os desafios e objetivos do clube para o ano que vem.

Responsável direto na nova reformulação do elenco, Poitevin comentou sobre a parceria com a empresa LA Sports, que vai comandar o futebol profissional, sobre o perfil do elenco e das contratações, detalhou quais serão os objetivos do Tricolor em cada campeonato, além de comentar sobre o impacto de o clube estar fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Veja a entrevista do gerente de futebol do Paraná

Formação do elenco
"Foi muito importante nós termos começado esses trabalhos com antecedência. Nós, do departamento de futebol, vislumbramos alguns cenários que poderiam acontecer, sendo o clube trabalhando por contra própria ou uma parceria. Trabalhamos assim desde outubro e isso nos deu uma condição de que assim que formalizou a parceira, de apresentar 70% do elenco que disputará as competições de 2022."

Perfil do grupo: experiência e juventude
"O perfil do grupo é o mais competitivo possível para que a gente possa alcançar os objetivos. Realmente, pensamos em fazer essa mescla entre experiência e juventude. Nós acreditamos que é a combinação mais próxima do ideal para que a gente consiga os resultados dentro de campo."

Rotatividade do elenco
"Pretendemos trabalhar com um grupo de, no máximo, 30 atletas, sendo 28 de linha. Para evitar a rotatividade, como vinha acontecendo, foi feito um trabalho com muito critério e análise para que esses atletas realmente joguem durante o ano de 2022 e componham o elenco até o fim das competições. Mas a gente sabe que conforme nossos resultados, alguns atletas tenham propostas. Mas vamos trabalhar para que eles fiquem. O segredo para evitar a rotatividade é a escolha de início de campeonato, que esses atletas tenham comprometimento e ciência já do calendário do clube para que permaneçam durante o ano todo."

Paraná fora da Copa São Paulo e parceria com Sportsprime
"O impacto do Paraná estar fora da Copinha é negativo, porque a gente sabe do potencial e da visibilidade da competição, que poderia trazer futuros ativos e negociações para o clube. É muito ruim. Em relação à parceria com a Sportsprime, fica a critério da diretoria comentar."

Objetivos traçados para cada competição de 2022
"O nosso objetivo é alcançar o limite máximo das competições. No Paranaense, é realmente chegar à final da competição para obter uma vaga direta garantida para 2023 na Série D e Copa do Brasil. Na Copa do Brasil, queremos chegar pelo menos na terceira fase. Isso é o que estamos traçando. Na Série D, nosso objetivo é o acesso. Por isso, queremos largar forte no Brasileiro. Aí ir compondo, incorporando o elenco que está sendo montado agora. O acesso é o nosso objetivo principal, real de 2022."

Parceria com LA Sports
"Não é uma parceria com a LA Sports. Na verdade, é uma consultoria, que foi desenhada e aprovada pelos conselhos gestores, diretores, deliberativo, e desta forma não gera ônus ao clube. As contratações quem está fazendo é o clube, com a consultoria da LA, dando esse apoio em todos os processos. Trabalhamos juntos. É muito importante esse trabalho em conjunto entre empresa e clube. E assim estão sendo feitas todas as contratações para a temporada 2022. Não vejo ônus para o clube, só vejo bônus. E por isso que foi aprovada esse tipo de situação, para que não venha ocorrer como foi feito no passado. A consultoria é um modelo diferente de negócio e acredito que o clube vai ter sucesso para o ano que vem."

Critérios para contratações
"Estamos utilizando vários critérios para a contratação. Mas, o principal deles, é que o atleta tenha comprometimento e entenda a situação do clube, que é de reconstrução, reformulação, que ele venha e consiga entregar o máximo. Estamos sendo bem criteriosos para evitar a rotatividade no elenco. São também critérios técnicos, táticos, extracampo, e com ajuda de analistas de mercado, realmente fomos bem criteriosos nas contratações para que possamos minimizar os erros."

Importância do Paranaense
"Podemos esperar uma bela campanha no Estadual, porque ele é o começo de tudo. A gente largando bem, já alcançando nossos objetivos, isso que vai nos dar força, corpo, respaldo para que consigamos conquistar os objetivos nos demais campeonatos, principalmente na Copa do Brasil que inicia já no meio do Estadual. É muito importante que a gente comece forte, bem no Estadual para alcançarmos os objetivos para o ano de 2022."

Participe da conversa!
0