Mesmo com a queda para a Série D, o Paraná tem vaga garantida na próxima edição da Copa do Brasil pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas como funciona a classificação dos clubes? Explicamos.

A Copa do Brasil tem, no total, 92 clubes participantes. Em 2022, serão 12 vagas divididas para os nove clubes classificados para a Libertadores de 2022 e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e da Série B de 2021. No segundo critério, são 70 vagas para os clubes classificados nas competições estaduais de 2021, excluídos os times já identificados no critério 1. Por fim, 10 vagas são destinadas via ranking - aqui entra o Paraná.

Novo podcast UmDois: Ronaldo detonado, Pai de Neymar, Delegado Lopes e Athletico, Coritiba e Paraná

O Tricolor estava na 29ª posição do ranking na temporada 2021, mas com os resultados ruins, acabou caindo para a 33ª posição - isto segundo dados atualizados do perfil especializado FutMaranhão - veja a o ranking completo.

Retirando os times que se enquadram nos dois primeiros critérios, são apenas oito candidatos à frente do Paraná que ainda não se classificaram oficialmente. São eles: Ceará, Vasco, Botafogo, Bragantino, Goiás, Vitória, Coritiba e Ponte Preta. Ou seja, o Tricolor entraria com a nona vaga destinada via ranking.

Além disso, a chance do Coritiba ser campeão da Série B e possibilidade do Bragantino levar o título a Sul-Americana ou seguir na zona de classificação à Libertadores também abririam outras duas vagas neste terceiro critério.

Para a edição 2022, então, o Tricolor só correria o risco de perder a vaga se o Brasil de Pelotas e o Criciúma conseguissem ultrapassar os 4.066 pontos atuais do ranking, situação que não aconteceu devido aos desempenhos dos dois times adversários.

Veja o ranking de clubes da CBF de 2021
Veja os critérios de pontuação para o ranking de clubes da CBF

A situação do Paraná para a Copa do Brasil 2023?

Pensando em classificação já para a edição de 2023, o Paraná precisará melhorar seu desempenho na temporada que vem. Isso porque não pode perder posições no ranking para não correr risco de ficar de fora da Copa do Brasil.

Boa colocação na Série D e ir o mais longe possível na edição de 2022 são critérios primordiais para a pontuação aumentar. Além disso, ficar entre os quatro melhores do Paranaense 2022 dá a vaga direta na competição de 2023.

Participe da conversa!
0