Um estudo divulgado na última semana pela consultoria Convocados, em parceria com a XP, apontou que, desde 2009, apenas seis clubes que disputaram a Série D do Campeonato Brasileiro conseguiram acesso à elite do futebol nacional - apenas 2%.

Em um total de 267 times que jogaram a quarta divisão, somente Chapecoense, Joinville, Santa Cruz, CSA, Cuiabá e Juventude chegaram ao Brasileirão. 47 clubes subiram à Série C e outros 22 conseguiram o acesso à Série B.

+ Confira a tabela da Série D

Dos seis clubes descritos acima, Joinville e Santa Cruz acabaram fazendo um "bate-volta", retornando à Série D. O clube catarinense, inclusive, não está em nenhuma divisão do futebol nacional - Cuiabá e Juventude estão na Série A; Chapecoense e CSA estão na Série B.

Entre os clubes, a equipe alagoana foi a única a conseguir os três acessos consecutivos, entre 2016 e 2019.

Após quedas consecutivas, Paraná busca reconstrução na Série D

Uma das principais da atual disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, o Paraná busca uma reconstrução, após ter enfrentado quedas seguidas nos últimos anos. Em 2018, o Tricolor estava na elite do futebol nacional e, em apenas quatro anos, sofreu três rebaixamentos.

Sob o comando do técnico Omar Feitosa, o Paraná tem feito boa campanha na quarta divisão. No momento, o clube é o segundo colocado no Grupo A7 e está a uma vitória de garantir uma vaga na segunda fase da competição.

Participe da conversa!
0