Fórmula 1

Hamilton responde, em português, fala de Piquet: “Mentalidades arcaicas”

Por
UmDois Esportes
28/06/2022 13:51 - Atualizado: 04/10/2023 20:21
Hamilton rebateu falas de Piquet
Hamilton rebateu falas de Piquet | Foto: EFE

Heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton se pronunciou, em português, nas redes sociais, para rebater uma fala de Piquet considerada racista. "Vamos focar em mudar a mentalidade", postou Hamilton no Twitter.

Segundo o inglês, a mentalidade de Pique é arcaica. "É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo em minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", acrescentou.

Pouco antes, Hamilton havia repostado o tweet de um fã que diz: "E se Lewis Hamilton apenas tweetar: 'Quem diabos é Nelson Piquet' e então fechar o Twitter".

O que disse Nelson Piquet sobre Hamilton?

Nelson Piquet foi flagrado usando um termo compreendido como racista para se referir a Lewis Hamilton, em um vídeo de 2021 que circulou nas redes sociais e ganhou repercussão no final de semana.

É possível ouvir o ex-piloto chamando o heptacampeão de "neguinho" ao comentar um acidente envolvendo o inglês e Max Verstappen durante o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra.

"O neguinho meteu o carro de não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se fdeu. Fez uma pta sacanagem", criticou Piquet, em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira.

A filha do tricampeão, Kelly Piquet, é namorada de Max Verstappen. O holandês visitou o ex-piloto em Brasília antes do GP de São Paulo, em novembro de 2021, que terminou com Hamilton no lugar mais alto do pódio. Porém, foi Verstappen quem terminou com o título ao final da temporada.

Piquet ainda não se manifestou sobre o caso.

F-1, FIA e Mercedes condenam fala racista de Piquet

O uso de um suposto termo racista por Nelson Piquet para se referir a Lewis Hamilton gerou enorme repercussão e, nesta terça-feira (28), Mercedes, Fórmula 1 e Federação Internacional do Automóvel (FIA) emitiram comunicados condenando o brasileiro tricampeão do mundo e enaltecendo o posicionamento constante do inglês na luta pela diversidade.

"Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito", diz o comunicado da F-1.

"Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1", acrescentou.

A FIA também se posicionou de maneira forte sobre o episódio.

"A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor."

A Mercedes, atual equipe do sete vezes campeão de F-1, também saiu em defesa do piloto.

"Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor."

Veja também:
Jogador do Coritiba se envolve em briga em festa e clube se pronuncia
Jogador do Coritiba se envolve em briga em festa e clube se pronuncia
UFC: Poatan é acusado de mentir e Ankalaev faz revelação
UFC: Poatan é acusado de mentir e Ankalaev faz revelação
Athletico x Coritiba: CBF define a data do clássico na Série B; veja a agenda de jogos
Athletico x Coritiba: CBF define a data do clássico na Série B; veja a agenda de jogos
"Ancelotti precisa fazer intervenção radical na seleção brasileira"
"Ancelotti precisa fazer intervenção radical na seleção brasileira"

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Mais Esportes
Ranking dos 50 atletas com maior salário choca com desigualdade e supremacia
Lista

Ranking dos 50 atletas com maior salário choca com desigualdade e supremacia

Hugo Calderano vence a Copa do Mundo e entra para a história
Tênis de Mesa

Hugo Calderano vence a Copa do Mundo e entra para a história

NFL produz documentário sobre futebol americano no Brasil
Futebol Americano

NFL produz documentário sobre futebol americano no Brasil

Hamilton responde, em português, fala de Piquet: ...