Fim da relação

Entenda por que Vinícius Junior rompeu contrato com a Nike

Por
Estadão Conteúdo
03/02/2023 21:40 - Atualizado: 04/10/2023 22:59
Vini Jr, atacante da seleção brasileira e do Real Madrid
Vini Jr, atacante da seleção brasileira e do Real Madrid | Foto: EFE

A Nike perdeu um de seus principais ativos no futebol. Depois de meses de conversa, Vinícius Junior conseguiu o rompimento do contrato com a fornecedora esportiva americana que estava vigente desde 2013. O jogador do Real Madrid e da seleção brasileira estava insatisfeito com o tratamento dado a ele pela empresa e vinha trabalhando com os seus representantes para encontrar a melhor maneira de desfazer o vínculo.

Os advogados do atleta conseguiram o rompimento do contrato nesta semana ao ativar cláusulas do acordo. Sem mais parceria com a Nike, Vini Jr. já não mais utiliza materiais da fornecedora esportiva. No primeiro tempo da vitória do Real Madrid sobre o Valencia, pelo Campeonato Espanhol, na quinta-feira, ele jogou com chuteiras todas pretas, sem detalhes, número e qualquer marca estampada.

O jogador, segundo apurou o Estadão, não tem pressa para encontrar um novo fornecedor esportivo. Enquanto isso não acontece, ele vai continuar jogando com chuteiras pretas. A ideia é fechar parceria com uma empresa que dê ao atacante o tratamento que ele entende que não vinha tendo da Nike e que esteja disposto a investir por meio de campanhas e ativações mundiais. O brasileiro é um dos principais jogadores do mundo na atualidade.

Ao Estadão, a Nike afirmou que "não comenta detalhes de contratos respaldados por cláusulas de confidencialidade".

Insatisfação de Vinícius Junior com a Nike é antiga

A insatisfação de Vini Jr. com a Nike vinha de meses e o desejo de rompimento de contrato existia desde o início do ano passado, mas só veio à tona em dezembro, durante a Copa do Mundo do Catar A inconformidade não tinha relação direta com a questão financeira, mas sim com o fato de o atleta entender que era desvalorizado pela empresa. Até mesmo em campanhas.

Vini Jr. não participou da campanha de lançamento da camisa da seleção brasileira em agosto. A Nike usou como garotos-propaganda Lucas Paquetá, Philippe Coutinho, Rodrygo, Richarlison e Ronaldo Fenômeno, além do rapper Djonga, do cantor MC Hariel e do velocista Paulo André. A estrela do Real Madrid também não participou de outros eventos da patrocinadora no ano de Copa do Mundo.

O atacante tem se destacado em campo e fora dele vê crescer o interesse de grandes marcas em explorar sua imagem. Desde o fim do ano passado, ele tem sido procurado por anunciantes e, atualmente, tem parceria com 11 marcas: Zé Delivery, EA Sports, Pepsi, Vivo, Casas Bahia, BetNacional, JetEngage, Golden Concept, Royaltiz, Dolce Gabbana e Gagá Milano.

O primeiro contrato de Vini Jr. com a Nike foi assinado quanto ele tinha 13 anos. O atual acordo só terminaria em 2028. Na Copa do Mundo do Catar, Vini Jr. usou um modelo de chuteira da coleção antiga da marca, mas a opção pelo calçado nada tem a ver com o imbróglio - o atleta decidiu manter o modelo por vontade própria. Por força de contrato, ele tinha de usar a chuteira da fornecedora esportiva no torneio.

Vini Jr é o segundo da seleção brasileira a desfazer o vínculo com a gigante dos Estados Unidos. Em setembro de 2020, Neymar deixou de ser parceiro da empresa após 15 anos e assinou contrato com a Puma.

Meses depois, a conselheira geral da Nike, Hilary Krane, afirmou que a rescisão do contrato milionário com o astro do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira foi motivada pela recusa do jogador em cooperar numa investigação que envolvia uma acusação de abuso sexual contra o craque brasileiro.

Veja também:
Torcedores estão muito preocupados com as péssimas campanhas de Athletico e Coritiba
Torcedores estão muito preocupados com as péssimas campanhas de Athletico e Coritiba
Natalia Silva vence ex-campeã, mas brasileiros tropeçam no UFC 315
Natalia Silva vence ex-campeã, mas brasileiros tropeçam no UFC 315
Com uma vitória em cinco jogos, Coritiba vive "alerta máximo", diz auxiliar
Com uma vitória em cinco jogos, Coritiba vive "alerta máximo", diz auxiliar
Além do técnico, Athletico tem desafios para superar em semana cheia
Além do técnico, Athletico tem desafios para superar em semana cheia

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Futebol
Top 10: Confira os jogadores brasileiros mais bem pagos do mundo
Ranking

Top 10: Confira os jogadores brasileiros mais bem pagos do mundo

Final da Champions League 2025: data, horário, local e onde assistir
Futebol europeu

Final da Champions League 2025: data, horário, local e onde assistir

Miguelito é denunciado por caso de injúria racial contra jogador do Operário
Racismo

Miguelito é denunciado por caso de injúria racial contra jogador do Operário

Entenda por que Vinícius Junior rompeu contrato c...