Dorival Júnior e os jogadores da seleção não negam: o Brasil ainda precisa de equilíbrio para a disputa da Copa América. Mas o que isso quer dizer? O time tem pontos a melhorar em praticamente todos os quesitos exigidos pelo treinador: parte ofensiva, defensiva, movimentação, troca de passes e recomposição.
A reportagem detalha essas situações que voltarão à tona na estreia, contra a Costa Rica, dia 24. Como o próprio Dorival disse, nada vai acontecer com um passe de mágica.
Questões defensivas da seleção
O Brasil tem sofrido muitos gols. Foram seis nos últimos quatro jogos. A ressalva de Dorival nessa conta é que contra a Espanha foram dois pênaltis muito duvidosos. Mas o time deu bobeira contra o México, quando vencia por 2 a 0 chegou a sofrer o empate.
Contra os Estados Unidos, permitiu muitas chances ao adversário. Escapou de levar mais por conta do travessão e de duas defesas complicadíssimas feitas por Alisson.
Em questão de posicionamento, tem falhado na marcação na frente da área. Essa função fica com os três meio-campistas, mas Dorival pediu a Raphinha que se sacrifique um pouco mais, deixando Vini Jr. e Rodrygo mais soltos na frente.
Dinâmica ofensiva da seleção
O Brasil tem alternado bons e maus momentos ofensivos. Contra os EUA, chutou 25 vezes, sendo 12 no gol. Isso revela que às vezes o time engrena, mas falha na efetividade. A dinâmica de posicionamento no ataque e criação de jogadas precisam crescer ainda. Tem jogador ainda assimilando o que fazer.
A tentativa mais recente de Dorival foi deixar Vini e Rodrygo trocando de posições da esquerda para o meio, com Raphinha aberto. Mas o Brasil, de todo modo, tem dificuldades para gerar jogo quando o adversário se fecha mais e essa dinâmica vai se repetir durante a Copa América.
Campo menor
Essa é uma peculiaridade da Copa América. Os campos têm dimensões menores, 5 metros a menos de comprimento e 4 metros a menos de largura.
O espaço fica reduzido para os lados. E a seleção tem como característica jogadores dribladores e velozes que ficam mais encaixotados por isso. Além disso, a pressão ofensiva e defensiva passa a ser ainda mais decisiva.
Outro ponto: se o time adversário fica mais perto do gol em contra-ataque, a defesa precisa percorrer menos espaço na recomposição.
Como dominar o jogo?
Numa mescla de adaptação ao esquema e à dimensão do campo, Dorival quer passes mais rápidos e movimentação mais intensa. Precisamos de uma mobilidade um pouco maior, uma troca de passes mais dinâmica, com mais velocidade.
+ Brasil fica só no empate com os Estados Unidos em amistoso pré-Copa América
+ Goleiro Alisson falha contra os Estados Unidos e torcedores do Brasil reagem; veja o lance
 
            /https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2024/06/06191337/dorival-junior.jpg) 
					/https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2025/05/15161049/cff65e50-4615-11ec-a4aa-0beb32aeb7e1-wp.jpg) 
            /https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2025/05/05184638/miguelito-detido-policia-injuria-racial.jpg) 
            /https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2024/09/04162356/050623-Gilbert-Burns-hero-GettyImages-1458037389.jpg) 
            /https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2025/02/09200037/maringa-athletico-matheus-moraes-gol.jpg) 
            /https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2024/09/10135149/Casas-de-apostas-legalizadas-no-Brasil-2-compressed.jpg) 
            /https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2024/10/13031745/acelino-popo-freitas.webp) 
             
            /https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2025/05/15111822/cristiano-ronaldo-atropela-messi-prestigiada-lista.jpg) 
/https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2025/05/14101926/rodrygo-quebra-silencio-sumico-boatos-real-madrid.jpg) 
/https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2025/05/13212809/camisa-selecao-feminina-2025.jpg)