O Estádio Janguito Malucelli está abandonado? Inaugurada em 2007, a praça esportiva, em Curitiba, nunca fez tão jus ao apelido de Ecoestádio. Sem receber partidas oficiais desde meados de 2018, o estádio está oficialmente fechado e seu gramado, que em outros tempos já esteve entre os melhores do país, virou mato. Literalmente.

Um vídeo que mostra o estado do local, de aparente abandono, passou a circular pelas redes sociais. E levantou dúvidas se a situação do local seria atual.

Veja o vídeo do Janguito Malucelli:

Em 2014, o Janguito foi escolhido como campo oficial de treino para a Copa do Mundo e teve seu gramado reformado para se adaptar ao padrão exigido pela Fifa. A principal característica do campo é sua construção "ecológica", sem a tradicional estrutura de cimento.

Curiosamente, o estádio com capacidade para 3,1 mil pessoas ainda está habilitado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) para receber jogos. Os quatro laudos necessários ainda estão válidos, segundo o site da FPF, sendo que o mais recente, de engenharia e vistoria, foi renovado em março de 2021.

Arquibancada do Ecoestádio foi levantada em um morro. Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo
Arquibancada do Ecoestádio foi levantada em um morro. Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo| Albari Rosa/Gazeta do Povo

O que será feito no local do Janguito?

O estado atual, no entanto, tem motivo. Segundo o empresário Joel Malucelli, o terreno foi negociado pelo Grupo JMalucelli com a construtora Avantti. A reportagem apurou que será feito no local do Janguito a construção de dois empreendimentos: um condomínio de casas de alto padrão e outro comercial, com vista para a BR-277.

As obras ainda não começaram porque algumas sedes da empresa seguem instaladas em terrenos anexos, também vendidos para englobar o projeto. A previsão é de que tudo seja desocupado nos próximos meses.

Mato tomou conta do gramado do estádio. Reprodução
Mato tomou conta do gramado do estádio. Reprodução

O JMalucelli, clube que mandava seus jogos no Ecoestádio, fechou as portas em 2017, ano em que foi rebaixado à Segunda Divisão Estadual. O fechamento foi motivado pela punição imposta pelo TJD-PR após a escalação de um jogador irregular no Paranaense.

O Jotinha, fundado em 1998 como Malutrom, chegou a ser campeão do Módulo Verde/Branco da Copa João Havelange, em 2000, equivalente à Série C do Brasileirão. Entre 2009 e 2012, em parceria com o Corinthians, o clube utilizou o nome Corinthians Paranaense para tentar atrair fãs do Timão.

Em 2012, o Athletico mandou jogos no Janguito, que contou com uma arquibancada móvel. Felipe Rosa/Arquivo/Tribuna do Paraná
Em 2012, o Athletico mandou jogos no Janguito, que contou com uma arquibancada móvel. Felipe Rosa/Arquivo/Tribuna do Paraná| Felipe Rosa/Felipe Rosa / AGP
Participe da conversa!
0