Estátua do português Cristiano Ronaldo causa revolta em cidade da Índia
Uma estátua do atacante português Cristiano Ronaldo causou alvoroço no estado de Goa, no sul da Índia, onde os moradores acusam as autoridades de insensibilidade por homenagear um astro do esporte da antiga potência colonial.
Vários manifestantes com bandeiras pretas se reuniram no local depois que a estátua foi inaugurada esta semana na cidade de Calangute.
Os manifestantes expressaram a sua raiva pelo fato de as autoridades terem ignorado as estrelas do esporte da Índia e escolhido um jogador de Portugal, país do qual Goa se tornou independente em 1961.
Micky Fernandes, um ex-jogador internacional originário de Goa, disse que esta escolha foi "dolorosa" e que tem sido vivida como uma "ressaca" do domínio português.
"Erguer uma estátua de um jogador português neste ano é um sacrilégio. Há muitas pessoas que lutaram pela liberdade de Goa que foram insultadas. Condenamos isso", reclamou o ativista Guru Shirodkar.
A maior parte da Índia atual conquistou a independência em 1947. Por outro lado, Goa, após um conflito armado com o poder colonial português, tornou-se um território autônomo administrado pelo governo federal indiano em 1961 e foi admitido como um estado pleno da Índia em 1987.
O deputado do partido do governo Bharatiya Janata, que é da região de Goa, foi um dos responsáveis pela homenagem e postou imagens ao lado da estátua nas redes sociais.
"Pelo amor ao futebol e o pedido de nossos jovens, colocamos uma estátua de Cristiano Ronaldo no parque para inspirar os mais jovens a levar o futebol a novos níveis", escreveu em sua conta no Twitter.