Em Salvador, o Brasil lutou do começo ao fim, mas só empatou com o Uruguai por 1 a 1, nesta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. A Celeste abriu o placar com Valverde, mas Gerson empatou com um golaço.
Ao apito final, a seleção brasileira deixou o gramado sob vaias na capital baiana, onde nunca perdeu na história. Além disso, encerrou um 2024 melancólico com dois empates na Data Fifa de novembro e agora em queda na tabela. Ao todo, neste ano, foram seis vitórias, sete empates e uma derrota, mas com desempenhos ruins.
O primeiro tempo foi bastante movimentado, mas com poucas chances claras para ambos os lados. O Brasil teve mais posse de bola, mas novamente sofreu com a marcação frouxa, principalmente na entrada da área.
Raphinha tentou da entrada da área, e Valverde respondeu. No último lance a etapa inicial, na melhor chance brasileira, Igor Jesus cabeceou após cobrança de escanteio, mas Rochet defendeu.
No segundo tempo, Vini Jr teve boa chance logo nos primeiros minutos, a bola passou perto, mas foi direto para fora. Aos 10 minutos, Valverde, que já tinha tentado, superou a marcação, arriscou de fora da área e acertou o canto esquerdo de Éderson, 0 a 1.
Dorival Júnior logo mexeu no time e colocou Luiz Henrique e Gabriel Martinelli nas vagas de Igor Jesus e Abner. Bem ofensivo, mas meio desorganizado, o Brasil forçou no ataque. Aos 16′, Raphinha cruzou da esquerda, a defesa afastou, mas a bola sobrou para Gerson, que empatou com um golaço de primeira, 1 a 1.
O Brasil lutou até o fim, mas não conseguiu furar a defesa uruguaia novamente para buscar a vitória. “Acho que a vaia é mais pelo resultado. Fizemos o que era possível para buscar a vitória. Jogamos para c**. Mas o futebol é isso aí, ele pune a gente. Mas temos que sair com a cabeça erguida. Terminamos o ano com um ponto importante”, declarou Raphinha na saída do gramado.
+ Eliminatórias da Copa do Mundo: classificação atualizada da 12ª rodada