O Coritiba tem 92% de chance de acesso à elite do futebol nacional em 2021, de acordo com Tristão Garcia, responsável pelo do site de estatísticas de futebol Infobola.

"Se alguém pode dizer que está realmente perto da Série A é o Coxa", diz o engenheiro e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). "Ganhou jogos muito importantes e está consistente. Fazia muito tempo que não se via isso", emenda.

Segundo Tristão, o "número mágico" para o acesso nesta temporada é de 64 pontos, três a mais do que foi necessário para subir em 2020, quando o terceiro colocado Cuiabá e o quarto Juventude somaram 61.

+ Confira a classificação completa da Série B e os próximos jogos do Coritiba

Ou seja, o Alviverde precisaria, teoricamente, de seis vitórias e um empate nos últimos 15 jogos. Após 23 rodadas, o clube soma 45 pontos.

"A média atual aponta que o Coritiba vá bem além dos 64 pontos. Ou seja, mesmo fazendo daqui pra frente uma campanha similar à do Remo (12º colocado, com 27 pontos), o time ainda subiria com um sustinho, eventualmente", aponta.

Números para brigar pelo título

O Coxa, aliás, se consolidou não só na briga pelo acesso, mas também pelo título do campeonato, como aponta levantamento feito pelo UmDois Esportes.

Todas as equipes que somaram 45 pontos ou mais até a 23ª rodada da Segundona garantiram acesso no fim da temporada. O período contabilizado é a partir de 2006, com 20 clubes disputando a competição em pontos corridos.

Destes, apenas Chapecoense (2013) e Vitória e Criciúma (2012), não levantaram a taça. A Chape, que tinha 47 pontos na ocasião, permaneceu atrás do Palmeiras, enquanto baianos (50) e catarinenses (46) foram superados pelo Goiás.

Ou seja, nunca uma equipe que fez a pontuação conquistada pelo Alviverde até aqui ficou fora do G4 definitivo da Série B. "É um número importante, já que faltam apenas 15 jogos", conclui Tristão.

Participe da conversa!
0