Em alta na Série A após duas vitórias consecutivas, o ataque do Coritiba tem sido um dos grandes destaques da equipe comandada por Fernando Seabra na temporada. Com 24 gols marcados na Série A, o Coxa possui o quinto melhor ataque do Campeonato Brasileiro e um dado chama atenção: 75% dos gols foram marcados por atacantes.

Além do número alto, o setor também tem mostrado eficiência. Mesmo sendo uma das equipes que menos finaliza na competição, o Coritiba consegue aproveitar as chances criadas. O time tem média de 3,4 finalizações por partida, sendo a quarta equipe que menos chuta no Brasileirão.

O bom momento ofensivo passa também pelo entrosamento do trio de ataque. Na vitória sobre o Bahia, pela 17º rodada, por exemplo, Joaquim Lavega deu assistência para Breno Lopes marcar, repetindo uma parceria que já havia funcionado em outras partidas.

Nesta quinta-feira (28), durante a preparação para o jogo contra o Flamengo, que será no sábado (30) às 16h, válido pela 18º rodada, o atacante Pedro Rocha falou sobre a objetivo dos jogadores do ataque.

“O nosso grupo tem conseguido discernir bem esses momentos, no último jogo teve o passe do Lavega pro Breno. Então, o nosso pensamento é esse, o que tiver melhor colocado, tem que receber a bola para fazer o gol e vice-versa. O pensamento tem que ser esse, primeiro no coletivo e depois no individual”, destacou.

Os atacantes também dominam a artilharia alviverde no Brasileirão. Breno Lopes soma oito gols, Lavega marcou cinco, Pedro Rocha tem quatro e Lucas Ronier, tem um gol marcado. Pedro Rocha destacou a evolução coletiva do setor ofensivo e o entendimento entre os jogadores dentro de campo.

“A gente vem entrosando cada vez mais, a cada jogo que a gente vem jogando. Não só quem começa jogando, mas quem acaba entrando ali depois na partida. Então, essa sinergia que a gente está tendo entre nós tem nos ajudado bastante e eu acredito que, dessa forma, vamos conquistar nosso objetivo”, projetou.

Setor passou por grande reformulação

Pedro Rocha comemora gol pelo Coritiba. (Foto: JP Pacheco/Coritiba).

De 2025 para 2026, o ataque foi o setor que mais mudou no elenco do Coritiba. Dos jogadores que participaram da campanha do título da Série B, apenas Lucas Ronier permaneceu no clube. Deixaram o elenco nomes como Dellatorre, Gustavo Coutinho, Clayson, Everaldo, Iury Castilho, Ruan Assis e Nicolas Careca.

Na Série B de 2025, o Coritiba terminou a competição com um dos ataques menos eficientes entre os times que brigaram na parte de cima da tabela. Foram apenas 39 gols marcados em 38 rodadas, enquanto a principal força da equipe esteve na defesa.

Para esta temporada, a diretoria trabalhou na reformulação ofensiva e anunciou as chegadas de Pedro Rocha, Lavega, Breno Lopes, Fabinho, Keno e Renato Marques, e o setor tem correspondido.

Agora, o Coritiba se prepara para o duelo contra o Flamengo, o último antes da parada para a Copa do Mundo, quando a equipe irá tirar 15 dias de folga, antes de se reapresentar para a inter-temporada.

O Coxa tem 26 pontos, ocupa a sexta colocação da tabela e busca encerrar o primeiro turno em uma posição confortável na competição.

Siga o UmDois Esportes