Líder isolado da Série B, o Coritiba vai abrindo boa vantagem na ponta da tabela e, consequentemente, na briga pelo acesso à elite do futebol brasileiro. Com 39 pontos, o Coxa já está sete à frente do quinto colocado, atualmente o Botafogo.

Dono do quarto melhor ataque, ao lado do Cruzeiro, com 25 gols, e também com a segunda melhor defesa, junto do Avaí, com 15 gols sofridos, o Alviverde vê os números ajudarem a explicar a boa campanha, mas este aproveitamento também é resultado da forma como a equipe do técnico Gustavo Morínigo vem jogando.

Compacto, o Coritiba não tem dado espaços para os adversários. Muito por conta da defesa, que vem sendo o ponto forte do time. Segundo os dados do Footstats, o Coxa é o terceiro time que mais desarma, com 275 desarmes certos, o que corresponde a 86,75% de aproveitamento nas tentativas.

Além disso, é o quarto que mais intercepta, que é quando um jogador consegue ficar com a bola ou desviar após uma tentativa de passe ou cruzamento do rival. Foram 79 certos, ou 84,95% de acerto.

Bem em desarmes e interceptações, Coxa não dá espaço para os adversários.
Bem em desarmes e interceptações, Coxa não dá espaço para os adversários.| Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes

Coritiba fica pouco com a bola, mas trabalha as jogadas ao invés de rifar

No entanto, não é só lá atrás que o Coxa vem jogando bem. Com a bola nos pés a equipe também vai tendo um bom desempenho, quando tenta a construção de jogadas.

Embora não tenha tanta posse ao longo das partidas, com menos de 50% em média, quando domina o confronto, erra pouco. Tanto que o Alviverde é o terceiro clube que mais acerta passes, tendo um total de 7.165 certos, ou 91,12% de aproveitamento. Ou seja, dá pouca margem para o adversário explorar erros.

Também é o segundo com mais lançamentos corretos - bolas longas - com 300 - e também na busca por espaços é o quarto em viradas de jogo, com 76,32% de aproveitamento, com 58 acertos.

Com poucos cruzamentos, o Coritiba evita o desperdício da bola e tenta trabalhar as jogadas, buscando sempre um jogador livre. Prova disso é na parte ofensiva.

+ Confira a classificação completa da Série B e os próximos jogos do Coxa

Apesar de ser o sétimo time que menos finalizou certo na Série B, com apenas 74 arremates em direção ao gol, ainda assim tem um alto aproveitamento, com 25 gols. Ou seja, a cada três chutes que vão à meta adversária, um vai parar nas redes.

Desempenho que reflete na boa campanha e que vai mostrando um bom rendimento coletivo do Coritiba. Tanto que o treinador pouco vai mexendo na formação titular, mantendo e aproveitando o entrosamento para seguir firme na briga pelo G4.

Participe da conversa!
0