O atacante Fabinho, que sofreu uma lesão no ligamento colateral medial (LCM) do joelho esquerdo, segue em tratamento junto ao departamento de Saúde e Performance do Coritiba. O jogador ficou de fora das últimas duas partidas da equipe. A expectativa, porém, é de retorno em breve. Fabinho já está em fase final de recuperação e pode voltar a ser opção para o técnico Fernando Seabra no confronto contra o Internacional, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para sábado (9), às 16h, no Couto Pereira.
Contratado após duas temporadas pelo América-MG, Fabinho chegou ao Coxa com vínculo até o fim de 2027. Em 2025, pelo Coelho, disputou 22 jogos, com cinco gols e quatro assistências. Naquele ano, passou por uma cirurgia após lesão ligamentar no tornozelo direito.
Em 2026, o atacante soma 13 partidas e um gol marcado, anotado contra o Cianorte, no jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense. No Brasileirão, foram seis jogos disputados até aqui, todos saindo do banco de reservas. Fabinho entrou nas vagas de Pedro Rocha, Josué, Lucas Ronier e Sebastián Gómez, este último em duas oportunidades.
Coritiba “perdeu” três atacantes
A lesão de Fabinho aumentou os problemas ofensivos do Coritiba. Além dele, Keno também está fora, em recuperação de uma lesão muscular na coxa, e já soma cerca de um mês longe dos gramados.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F02%2F08201716%2Ffabinho-coritiba-cianorte-estadual.jpg)
Na derrota para o Vitória, por 4 a 1, o técnico Fernando Seabra ainda não contou com Breno Lopes, suspenso. Com isso, o Coxa teve três desfalques no setor ofensivo e precisou adaptar a escalação.
Sem opções de origem pelas pontas, o time teve apenas o jovem David Alves como alternativa direta. Outros nomes relacionados, como Renato Marques e Enzo Vagner, atuam mais centralizados.
Diante desse cenário, o ataque titular foi formado por Lavega, Lucas Ronier e Pedro Rocha. Ao longo da partida, Ronier e Lavega foram substituídos por JP Chermont e João Almeida, ambos laterais.
Lucas Ronier vem suportando sequência intensa
Com a ausência de peças de reposição, como Fabinho, Lucas Ronier tem sido um dos jogadores mais exigidos fisicamente nos últimos jogos.
LEIA TAMBÉM:
- Notícias do Coritiba hoje: As soluções do Coxa para evitar a crise
- Em baixa, Coritiba tem carências expostas a dois meses da janela
- Cria do Coritiba marca e afunda gigante europeu em crise histórica
Nos últimos cinco confrontos, Ronier atuou durante todos os minutos em quatro deles. A única vez em que foi substituído ocorreu contra o Vitória, no último sábado (2), quando deu lugar a JP Chermont, lateral-direito improvisado.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F03%2Flucas-ronier-melhor-momento-coritiba.jpg)
No Campeonato Brasileiro, Ronier é o jogador com mais minutos em campo pelo Coritiba, com 1.671 minutos, segundo a plataforma oGol.
O Coritiba volta a campo no próximo sábado (9), quando recebe o Internacional, às 16h, no Couto Pereira. Na sequência, o Coxa encara o Santos no dia 13, às 19h30, também no Alto da Glória, pelo jogo de volta da quinta fase da Copa do Brasil.
A equipe alviverde busca a recuperação após duas derrotas consecutivas no Brasileirão e terá pela frente um adversário que não vence no Couto Pereira desde 2012. Já são 13 anos sem vitória do Internacional em Curitiba. Desde então, são sete jogos, com quatro empates e três derrotas.
Atualmente, o Coritiba ocupa a oitava colocação, com 19 pontos, enquanto o Internacional aparece em 12º lugar, com 17 pontos.