Após duas derrotas consecutivas no Campeonato Paranaense, para FC Cascavel e Athletico, o diretor executivo do Coritiba, José Carlos Brunoro, fez um depoimento voltado para os torcedores.

No vídeo, o dirigente ressaltou o trabalho que vem sendo feito no clube e destacou que o reflexo disso será a longo prazo, uma vez que a nova diretoria, encabeçada pelo presidente Renato Follador, assumiu com grande dificuldade financeira.

"Nós estamos aproveitando esse momento de duas derrotas, e não é para justificar duas derrotas. É para falar de todo o trabalho que nós fizemos em tão pouco tempo, que não pode ser analisado apenas pelos resultados em campo, de um trabalho que está apenas começando. Quero falar primeiramente sobre a situação em que encontramos o clube, principalmente financeiramente e tecnicamente. Financeiramente, estamos trabalhando em um regime difícil, com um déficit de caixa de R$ 20 milhões, um orçamento reduzido em função da queda à Série B. Temos feito o possível para respeitar os pagamentos de funcionários, atletas, fornecedores, para que o clube possa fluir dentro de uma normalidade administrativa", disse Brunoro.

Além disso, o diretor confirmou a contratação do atacante William Oliveira, que vem do futebol português, e que o Coxa está perto de trazer dois reforços de peso.

"Temos trabalhado constantemente para a análise de mercado para trazer jogadores de qualidade. A cada hora, dentro da necessidade do clube e a realidade que o time precisa, junto com a comissão técnica e o modelo de jogo que queremos criar, estamos trazendo jogadores pontuais. Trouxemos o William, que recentemente estava na Europa, e estamos em tratativas com dois grandes jogadores. Por que tratativas? Porque não depende só da gente, mas que já estão bastante aceleradas", garantiu Brunoro.

Confira os principais trechos do depoimento de Brunoro:

Elogios à comissão técnica

"Quero ressaltar que, nesse período tão curto, dentro dos planos técnico e de campo, nós contratamos uma comissão técnica que tem todos os predicados enaltecidos e que a gente quer atingir na nova estrutura do clube".

Montagem do elenco

"Nós tivemos que realizar a dispensa de 25 atletas que jogaram a temporada passada. Desses 25, não foram dispensas só por não servir, mas são jogadores que hoje não se enquadrariam dentro da nossa realidade financeira, dentro de uma disputa de Série B. E fizemos também alguns empréstimos, rescisões, para que também não houvessem problemas com nenhum deles.

Em função disso, contratamos novos 15 jogadores, analisados cientificamente e por tudo que fizeram em suas carreiras, e alguns jogadores que tinham identidade com o clube. isso foi fundamental para também enaltecermos o espírito coxa nos novos jogadores"

Utilização da base

"Uma das situações que o clube nos pediu, a direção e o presidente, foi que não deixássemos de lado os jovens talentos do Coxa, e o fizemos assim. Além das 15 contratações, estamos utilizando durante todo o período 14 jogadores oriundos da base. E já fizemos um planejamento de voltar todas as categorias esse ano, independente de ter Campeonato Paranaense ou não. Nós vamos disputar alguma coisa, desde o sub-11, já começamos a trabalhar, até o profissional, em regime também científico, de planejamento, de análise para que possamos acelerar esses novos talentos.

Também nos inscrevemos e vamos jogar o sub-23, que é para dar rodagem a esses meninos sub-20, alguns sub-17 e outros que podem ser um grande ativo para o clube no futuro. E tudo isso estamos fazendo em pouco tempo"

Futebol feminino

"Nós fomos surpreendidos sobre a não continuidade do time de Toledo, mas já estamos nos preparando para ter uma estrutura próxima a gente, estamos nos preparando para isso, para termos o nome do Coritiba sempre ativo e presente junto às mulheres"

Dificuldades no começo da temporada

"Agora quero falar sobre as dificuldades que nós tivemos. Nós fizemos um planejamento para que usássemos o Paranaense como laboratório e também para darmos condições coletivas de jogo. Nada disso aconteceu. Nós tivemos interrupções em função da legislação dentro do Paraná, e em função dentro de Curitiba e Colombo, onde treinamos. Tivemos que treinar fora daqui para não parar a continuidade do trabalho, e tivemos que jogar em outros locais.

Estamos fazendo isso até hoje porque não nos deram condição de continuidade. E tem um dado importante, que tem reflexo no resultado em campo: das equipes que jogam a Série B nós somos uma das últimas equipes em números de jogos. Isso é péssimo para nós, porque estávamos tentando ajustar no Paranaense a qualidade coletiva e a experiência em novos jogadores. Isso tem dificultado pra gente"

Brunoro pede apoio à torcida

"Por isso, eu peço muita colaboração, porque estamos apenas começando. Às vezes os resultados em campo não dependem apenas de duas ou três partidas, mas um monte de situações que acontecem em todo o período. Sempre digo que nós não ganhamos um campeonato só dentro de campo, nem só fora. Se não juntarmos esses dois fatores, dificilmente teremos um resultado positivo. E essa direção e presidência estão fazendo isso, de juntar esses fatores. E não é só para agora. Tudo isso que está sendo feito é para que a gente seja um clube muito forte daqui a alguns anos, dentro do Brasil e fora dele.

Nós estamos trabalhando para que você, coxa-branca, tenha orgulho de uma instituição, não só de um time, que vai representar o seu estado e o seu país em várias competições. E, para isso, precisamos trabalhar o todo e com muita energia. O time pode às vezes não estar jogando bem, mas está se entregando em campo de uma maneira muito forte. É isso que tem sido o pedido de toda a diretoria.

Portanto, eu convoco vocês para que torçam sempre e não analisem o time apenas por um resultado, mas que estejam do nosso lado para que possamos construir esse grande clube novamente, que possamos elevar esse clube às mais altas performances do Brasil. E, para isso, precisamos de paciência e trabalho, e muita energia para atingir os resultados que esperamos. Contamos com vocês. Podem ter a certeza de que estamos fazendo o máximo possível para que vocês estejam sempre alegres com o nosso time"

Veja o vídeo completo com o depoimento de Brunoro:

Participe da conversa!
0