Análise

Coxa de Morínigo é cirúrgico contra um valente Maringá

Igor Paixão marcou um dos gols da vitória sobre o Maringá

O Coritiba foi cirúrgico para sair em vantagem na primeira parte da decisão do Campeonato Paranaense. Com dois gols em cinco minutos, o time de Gustavo Morínigo virou sobre o Maringá (2 a 1) nesta quarta-feira (30), no Willie Davids. Léo Gamalho e Igor Paixão marcaram no segundo tempo – Alemão fez para o Dogão na primeira etapa.

continua após a publicidade

Depois de um início ruim, em desvantagem no placar, o Coxa mostrou que está calejado. Apesar da pressão da torcida local e do gramado pesado, conseguiu tirar a invencibilidade como mandante do organizado e valente Maringá, que ainda não havia sofrido gol em casa no campeonato.

Agora, o Coxa pode até empatar para levantar a taça do Estadual pela 39ª vez – o primeiro título do clube desde 2017. A segunda partida da final é no domingo (3), às 16h, no Couto Pereira.

Coritiba venceu o Maringá na primeira final
Lance de Maringá x Coritiba
Lance de Maringá x Coritiba
Coritiba venceu o Maringá na primeira final
Lance de Maringá x Coritiba

Vitória ao estilo de Morínigo

Mas o triunfo não veio de forma fácil. Com cinco mudanças no time titular em relação ao Atletiba, o Coritiba começou a decisão com Val, Matheus Sales e Robinho na trinca de meio-campo. Guilherme Biro fez a lateral-esquerda, enquanto o uruguaio Guillermo entrou na defesa.

continua após a publicidade

As trocas pesaram no rendimento do time. O volante Andrey e o meia Thonny Anderson, poupados por Morínigo, fizeram falta na dinâmica da equipe. Suspenso, o capitão William Farias também não teve sua intensidade reproduzida em campo, assim com o zagueiro Henrique.

Com chuva intermitente em Maringá e o gramado pesado, o Dogão usava bolas longas para abusar da velocidade de Mirandinha e Saraiva, nas costas dos laterais alviverdes.

Mas o duelo parecia que não sairia do zero até o goleiro Alex Muralha dar rebote, aos 29 minutos, depois de finalização de Mirandinha. O atacante Alemão, ex-Paraná, aproveitou a sobra e anotou.

continua após a publicidade

O Coxa também testava o goleiro Dheimison, com Alef Manga e Igor Paixão, mas deixava espaços para o contra-ataque rival. O jogo truncado seguiu no começo do segundo tempo, sem grandes oportunidades.

Quando a primeira chance surgiu para Léo Gamalho, até então sumido, o artilheiro do campeonato, ao lado do atleticano Rômulo, empatou. O camisa 9 girou e bateu após cobrança de lateral na área, aos 20 minutos.

Andrey e Thonny entraram logo em seguida, ajudando na virada aos 25. O meia tabelou com Warley, que foi à linha de fundo e encontrou Igor Paixão livre para marcar.

Com a vantagem, o Alviverde melhorou e ainda teve contragolpes para ampliar, mas pecou nas finalizações. Andrey, aos 48, acertou o travessão e quase aumentou a vantagem coxa-branca para o duelo na capital.

Ficha técnica

Campeonato Paranaense
Final – Ida
30/03/2022

Maringá 1×2 Coritiba

Maringá: Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Gustavo Vilar e Raphinha; João Denoni, Matheus Bianqui e Parrudo (Guilherme Castro); Mirandinha (David), Felipe Saraiva (Lucão) e Alemão (Robertinho). Técnico: Jorge Castilho.

Coritiba: Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Guillhermo, Luciano Castán, Guilherme Biro; Matheus Sales (Andrey), Val (Bernardo) e Robinho (Thonny Anderson); Alef Manga (Egídio), Igor Paixão e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.

Local: Willie Davids (Maringá-PR).
Data: 30/03/2022.
Horário: 20h.
Gols: Alemão a 30′ do 1°; Léo Gamalho a 20′ e Igor Paixão aos 25′ do 2°.
Cartões amarelos: Alemão e Ronald (M); Guilherme Biro e Val (C).
Público: 11.752 pagantes (total de 12.538).
Renda: R$ 437.103,00.
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima.
Assistentes: Wagner Junior Bonfim Ledo e Bruno Fernando Aparecido Rohling.

Exit mobile version