Brasileirão

Com derrota, Coritiba fecha pior campanha como mandante na era dos pontos corridos

O Coritiba encerrou sua participação no Brasileirão, como mandante, com a sua pior campanha da história na era dos pontos corridos. Com o revés diante do Ceará, por 2 a 0, o Coxa, em 19 jogos no Couto Pereira, venceu apenas quatro vezes, empatou seis e sofreu nove derrotas, com 18 pontos conquistados de 57 disputados. Um aproveitamento de 31,6% dos pontos.

continua após a publicidade

Na competição, a equipe perde apenas para o Botafogo, que só somou 11 pontos atuando no Rio de Janeiro. Por causa das restrições impostas pela pandemia de coronavírus, nenhum time brasileiro contou com a presença do seu torcedor no Nacional.

“Se é a pior campanha, é muito visível a força que o Coritiba tem com a torcida, uma importância grande e que pesa muito. Estamos estranhando sem essa torcida que empurra”, disse o técnico Gustavo Morínigo, em entrevista coletiva.

As únicas vitórias aconteceram diante do Sport, Vasco, Atlético-GO e, por último, o Palmeiras. Foram três no primeiro turno e uma no returno.

continua após a publicidade

Em doze participações na Série A desde quando começou a disputa por pontos corridos, no ano de 2003, em nenhuma edição o Alviverde tinha feito menos de 20 pontos em seus domínios. As piores campanhas ocorreram em 2017 (45,6%), ano em que caiu para a Série B, e em 2015 (45,6%), ambas com 26 pontos somados.

Neste Campeonato, seis técnicos contribuíram para o péssimo retrospecto em Curitiba. Eduardo Barroca, Jorginho, Pachequinho, Rodrigo Santana, Júlio Sérgio e Gustavo Morínigo.

Na nova temporada, Gustavo Morínigo terá a missão de melhorar o desempenho da equipe no Couto Pereira. O primeiro desafio já acontece no próximo final de semana, no sábado (27) ou domingo (28), em casa, diante do Cascavel CR, pelo Paranaense. O horário e a data da partida ainda serão confirmados pela Federação Paranaense de Futebol.

continua após a publicidade

Veja a campanha do Coxa como dono da casa divida pelos técnicos:

Eduardo Barroca
Coritiba 0x1 Internacional
Coritiba 0x1 Flamengo

Jorginho
Coritiba 0x1 Sport
Coritiba 0x1 Atlético-MG
Coritiba 1×0 Vasco
Coritiba 1×1 São Paulo
Coritiba 0x0 Fortaleza
Coritiba 1×2 Santos

Pachequinho
Coritiba 1×0 Atlético-GO
Coritiba 1×2 Bahia
Coritiba 1×2 Botafogo

Rodrigo Santana
Coritiba 0x1 Corinthians
Coritiba 0x0 Red Bull Bragantino

Júlio Sérgio
Coritiba 1×3 Goiás
Coritiba 0x0 Athletico
Coritiba 3×3 Fluminense

Gustavo Morínigo
Coritiba 1×1 Grêmio
Coritiba 1×0 Palmeiras
Coritiba 0x2 Ceará

Exit mobile version