Análise

Coritiba e Athletico alternam domínio de clássico, mas não saem do zero

Furacão teve um gol anulado por impedimento

Equilíbrio foi o tom do clássico Atletiba 386. Coritiba e Athletico ficaram no 0 a 0, na noite desta quarta-feira (16), no Couto Pereira, pela oitava rodada do Campeonato Paranaense.

continua após a publicidade

Com alternâncias no controle da partida, os rivais fizeram um primeiro tempo monótono, mas uma etapa final com chances perigosas de ambos os lados. No entanto, o gol não saiu.

Com o resultado, o Alviverde perdeu a chance de assumir a liderança e está com 15 pontos na tabela. Já o Rubro-Negro é o quinto, com 14, mas segue invicto na temporada. Em Atletibas, o Athletico não perde há seis confrontos.

O Coritiba tem pela frente agora o clássico com o Paraná. O jogo será no domingo (20), às 16h, na Vila Capanema. Já o Athletico encara o Cianorte no sábado (19), 19h, na Arena da Baixada, provavelmente com o elenco aspirantes.

continua após a publicidade

Equilíbrio, boas chances, mas clássico Atletiba termina zerado

O técnico Gustavo Morínigo optou novamente por testar três zagueiros e utilizou um esquema 3-4-3. Já Alberto Valentim, assim como na estreia da temporada do time principal, optou por utilizar o 4-3-3. A novidade foi o atacante Pablo no time titular.

Em campo, os times fizeram um Atletiba equilibrado. O jogo foi truncado no primeiro tempo, com muitos erros de passes e sem grandes construções de jogadas. O Coxa assustou com Alef Manga e jogadas aéreas. Já o Furacão conseguiu marcar com Léo Cittadini depois de cobrança de falta, mas o gol foi anulado por impedimento.

A etapa inicial foi marcada mesmo pela briga entre as torcidas. Na divisa das arquibancadas, coxa-brancas e atleticanos quebraram o tapume que separa os torcedores e entraram em conflito. A Polícia Militar teve que intervir. O jogo ficou parado por quase 10 minutos até a situação ser controlada.

continua após a publicidade

Depois do reinício da partida, o Furacão teve um domínio maior do clássico, mas também não foi suficiente para fazer o goleiro Alex Muralha trabalhar. Destaques para os volantes Andrey, do Coritiba, e Erick, do Athletico, que controlaram as meias canchas.

Na etapa final, o Athletico voltou com Terans e Bissoli nas vagas de Davi e Pablo. O Coxa voltou o mesmo na escalação, mas pressionando mais. Igor Paixão teve ótima chance após cruzamento, mas cabeceou para fora. O atacante ainda tentou de bicicleta na área, mas parou em Thiago Heleno.

A melhor chance, porém, foi do Furacão. Cittadini, mais uma vez, recebeu na área e bateu firme. A bola desviou na zaga coxa-branca e bateu no travessão. O Rubro-Negro ganhou força na reta final, mas não conseguiu superar a bem postada defesa do Coritiba. Empate justo pelo que os times fizeram no clássico.

Ficha técnica

CAMPEONATO PARANAENSE
8ª rodada
16/02/2022

Coritiba 0x0 Athletico

Coritiba: Alex Muralha; Guillermo, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Andrey, Val (Gustavo Bochecha) e Régis (Thonny Anderson); Igor Paixão, Alef Manga (Matheus Alexandre) e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.

Athletico: Santos; Marcinho, Pedro Henrique (Zé Ivaldo), Thiago Heleno e Abner; Erick, Matheus Fernandes e Cittadini (Julimar); Reinaldo (Carlos Eduardo); Davi (David Terans) e Pablo (Bissoli). Técnico: Alberto Valentim.

Local: Couto Pereira.
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR).
Assistentes: Andrey Luiz de Freitas (PR) e Wagner Junior Bonfim Ledo (PR).
Cartões amarelos: Igor Paixão (C); Bissoli e David Terans (A)
Público: 23.581
Renda: R$ 796.144,00.

Exit mobile version