Com um bom desempenho na Série B como um todo, o Coritiba vê alguns jogadores se destacarem individualmente, dando solidez aos números da equipe no coletivo. Se o time, além de ser o líder da classificação, também é um dos primeiros em vários quesitos específicos, se deve também ao rendimento de alguns atletas, que vão se destacando na competição.

Um dos melhores marcadores da segunda divisão, o Coxa anula muito as jogadas dos rivais pelos lados do campo, fechando espaço e apostando em laterais mais marcadores. Pela direita, Natanael é o segundo melhor desarmador do torneio, com nada menos que 40 desarmes corretos em 46 tentativas. Pela esquerda, Guilherme Biro é o nono, com 33 desarmes certos e apenas cinco errados.

Além disso, o Coritiba também vê em seus volantes verdadeiros "cães de guarda" da sua defesa. Muitas vezes o ataque do adversário é interrompido antes mesmo de chegar à zaga coxa-branca. Tanto que o volante Willian Farias é, ao lado de Bidu, do Guarani, um dos melhores interceptadores da Série B, com 13 no total. Já Val também tem números expressivos nesse quesito, com oito.

Willian Farias, volante do Coritiba
Willian Farias tem bons números defensivos.| Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes

Porém, o Alviverde segue à risca a questão que o ataque começa na defesa e a defesa começa no ataque. Prova disso é que Igor Paixão está entre os 20 principais interceptadores, com nove, o que mostra que a equipe tenta recuperar a bola já lá na frente.

Setor defensivo se destaca na construção das jogadas

Mas o contrário também se mostra contínuo. Para se ter uma ideia, as jogadas ofensivas começam já com os zagueiros. Luciano Castán é o terceiro que mais dá passes certos na segunda divisão. Foram 843 no total, com um aproveitamento de 97%. Val é o 11º, com 706, e Willian Farias e Henrique têm 92% de acerto.

Os lançamentos começam lá atrás também. Tanto que o Wilson é o atleta que mais usa o artifício, com 112 de 266 tentativas sendo certas. Entre os jogadores de linha, Castán é o que teve melhor aproveitamento, com 43 acertos entre 96.

+ Confira a classificação completa da Série B e os próximos jogos do Coritiba

Até mesmo para explorar espaços o setor mais defensivo é quem se destaca. Na hora de fazer a inversão de jogadas, mais uma vez o trio Luciano Castán, Willian Farias e Val são os principais nomes. Farias é o quarto com mais viradas certas, com 12, e apenas dois erros, enquanto Val tem dez acertos e cinco erros e Castán nove tentativas com sucesso e apenas uma falha.

Robinho, meia do Coritiba
Robinho ganhou a titularidade ao longo da Série B.| Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes

Lá na frente, Robinho vem se tornando especialista em cruzamentos. É o quarto melhor da segunda divisão, com 26 certos - um deles originando um gol contra o Confiança.

Só que o grande destaque ofensivo é, de fato, Léo Gamalho. O atacante é o vice-artilheiro da Série B, com dez gols, um a menos que Edu, do Brusque. No entanto, das 40 finalizações do camisa 9, quase metade (17), foram em direção ao gol. E quando a mira é certa, 58% vai para o fundo das redes.

Val, volante do Coritiba
Val tem sido participativo na defesa e no ataque,.| Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes

Val é um "faz-tudo" no Coritiba

Em vários quesitos o nome do volante Val aparece como destaque, tanto quando a função é defender, mas também atacar. Com dois gols no torneio, ele também arrisca bastante. Foram 40 finalizações, sendo 15 em direção ao gol dos adversários.

Participe da conversa!
0