Jogadores das categorias de base do Coritiba conquistaram um título internacional no último domingo (17). Três atletas do Coxa participaram da campanha invicta do Independiente del Valle na conquista da Liam Brady Cup Sub-16, torneio organizado pelo Arsenal e disputado no centro de treinamento do clube inglês.
O goleiro Andrey Querino, de 16 anos, o lateral-direito Bernardo Engel, de 15, e o atacante Henrique Lima, também de 16 anos, integraram a delegação equatoriana durante o intercâmbio realizado na Inglaterra. O trio, que saiu do CT da Graciosa na última terça-feira (12), participou da campanha que terminou com goleada por 5 a 1 sobre o Sparta Prague, da República Tcheca, na decisão.
Na primeira fase, o Del Valle avançou em um grupo que contava com Sparta Prague, Feyenoord e Nottingham Forest, somando duas vitórias e um empate. Nas quartas de final, venceu o Western Sydney Wanderers por 3 a 0. Já na semifinal, superou o Nottingham Forest, desta vez por 3 a 2.
Na decisão, o clube equatoriano goleou o Sparta Prague por 5 a 1 para levantar a taça de forma invicta. O principal destaque da competição foi o meia Holger Quintero, de 16 anos, do Del Valle, eleito o melhor jogador do torneio. O atleta já atua pela seleção sub-17 do Equador e é apontado como futuro reforço do Arsenal quando completar 18 anos.
Atletas enviados pelo Coritiba passam por intercâmbio
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F03%2Flucas-perez-del-valle-coritiba.jpg)
A participação dos jogadores faz parte de um modelo de intercâmbio entre o Coritiba e o Independiente del Valle. Em março deste ano, outros três atletas do sub-20 do Coxa também passaram um período no clube equatoriano. Dois deles, o atacante Brayan e o zagueiro Lucas Perez, foram enviados para atuar na equipe B.
A proposta da parceria é proporcionar uma imersão na cultura e na metodologia do Del Valle, permitindo que os jovens conheçam a estrutura do clube, participem de treinamentos, troquem experiências e disputem competições internacionais de base.
Entre os atletas enviados pelo Coritiba, Andrey já disputou uma partida pelo sub-17 em 2026. Bernardo soma sete jogos pela categoria nesta temporada.
O principal destaque do trio é Henrique Lima, que assinou o primeiro contrato profissional com o Coxa em maio. Em 2026, o atacante acumula oito partidas pelo sub-17, com participação direta em sete gols: são três gols marcados e quatro assistências.
Del Valle é referência na formação de atletas
Reconhecido como uma das principais academias de base da América do Sul, o Independiente del Valle se tornou referência continental no desenvolvimento de jovens jogadores.
O clube revelou nomes importantes do futebol equatoriano que devem disputar a Copa do Mundo de 2026, como Moisés Caicedo, do Chelsea; Willian Pacho, do Paris Saint-Germain; e Piero Hincapié, do Bayer Leverkusen.
Outro nome de destaque revelado pelo clube é Kendry Páez. Considerado uma das maiores promessas do futebol equatoriano, o meia pertence ao Chelsea e está emprestado ao River Plate. Agora, os atletas se preparam para voltar ao Brasil, onde seguirão disputando o calendário de suas categorias.
LEIA TAMBÉM:
- Coritiba fecha setor do Couto Pereira para jogo com Bahia
- Contratação mais cara do Coritiba, Breno Lopes assume protagonismo
- “Gordura vamos ter quando fizermos 45 pontos”, analisa Seabra, técnico do Coritiba