O Coritiba definiu o empréstimo do zagueiro Lucas Pérez, de 19 anos, para o Independiente Juniors, do Equador, até o final desta temporada. O clube da Segunda Divisão equatoriana é uma espécie de time B do Independiente Del Valle, que tem um acordo de parceria firmado com o Coxa desde o fim de 2025.
Essa é a segunda ação concreta da parceria entre o Alviverde e o Del Valle. No início do mês, três atletas da base viajaram para o Equador e começaram um intercâmbio, com treinamentos no clube equatoriano.
O lateral-direito Lucas Taverna e os atacantes Brayan e Thiago Azaf. Durante uma semana, o trio passou por uma imersão na cultura do clube equatoriano, para conhecer a estrutura, participar de treinamentos e trocar experiências
Já o empréstimo de Lucas Pérez é a primeira transferência momentânea entre os parceiros. Apesar do empréstimo, não há opção de compra definida no contrato. O defensor ainda não fez a estreia pelo time profissional do Coxa, mas chegou a ser relacionado pelo técnico Fernando Seabra para três jogos da primeira fase do Campeonato Paranaense 2026.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F03%2Flucas-perez-coritiba.jpg)
No ano passado, Pérez chegou a ser experimentado em dois jogos, como titular, no time alternativo que disputou a Taça FPF. O detalhe é que o jogador iniciou nas categorias de base do Palmeiras e teve passagens também pelo sub-20 do Cruzeiro e do Mirassol antes de chegar ao Coritiba, no ano passado.
Del Valle se tornou acionista da SAF do Coritiba em 2025
Pouco tempo depois do título da Série B, o Coritiba anunciou a entrada do Grupo Independiente Del Valle como acionista minoritário da SAF. A chegada do novo investidor, no entanto, não altera o controle do clube, que segue sob a gestão da Treecorp Investimentos, em parceria com a OutField.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2025%2F12%2F15115543%2Fcoritiba-michel-deller-independiente-del-valle.jpg)
O Grupo Del Valle tem direito a uma cadeira no conselho da SAF do Coritiba, mas não participa diretamente das decisões da diretoria executiva. A parceria firmada tem um caráter mais estratégico do que financeiro, com foco em intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento esportivo.
O Grupo Independiente Del Valle é ainda acionista majoritário do Atlético Huila, da Segunda Divisão da Colômbia, e do Numancia, da Terceira Divisão da Espanha. O grupo também se destaca pelo forte trabalho nas categorias de base e, nos últimos anos, revelou algumas das maiores joias do futebol equatoriano.
“A gente vai ter uma equipe para transitar entre os dois clubes, uma ponte entre Quito e Curitiba, além de comitês para trabalhar metodologia. Por exemplo: a forma como os campos são distribuídos no CT, a comunicação entre técnicos do sub-11, sub-14, sub-17 e sub-20, a implementação do modelo de jogo em uma categoria e como ela reverbera para as outras”, explicou Lucas de Paula, CEO do Coritiba, em entrevista recente.