As eleições do Coritiba, que aconteceriam neste sábado (12), foram adiadas em três dias. Por causa das medidas restritivas da pandemia de Covid-19, o pleito agora será na próxima terça-feira (15), com votação exclusivamente online. A posse segue marcada para 17 de dezembro.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (8), após a Comissão Eleitoral do clube receber resposta negativa da prefeitura de Curitiba quanto à realização presencial da eleição.

O decreto estadual 6294/2020, editado na última quinta-feira (3), proíbe eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas. A utilização de um sistema de drive thru também foi rejeitada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Veja o comunicado da Comissão Eleitoral:

Eleição pode ir parar na Justiça

A mudança, no entanto, abre margem para judicialização do processo eleitoral coxa-branca. Recentemente, as chapas Coritiba Responsável, do presidente Samir Namur, e União Coxa, de João Carlos Vialle, haviam se posicionado contra a alteração no método de voto.

A alegação é de que não haveria confiabilidade, já que associados falecidos ainda constariam na base de dados do clube, por exemplo. Além disso, a realização de votação remota não estaria de acordo com o estatuto do clube, nem com o edital de convocação.

O outro candidato inscrito, Renato Follador, da Coritiba Ideal, é a favor da votação online.

Coritiba terá eleição somente via site

A plataforma escolhida para as eleições do Coritiba é a Eleja Online, que já prestou serviços para empresas como Globo, Shell, Unimed, Senac e também para o rival Athletico. Segundo apurou a reportagem, o custo total da eleição online será de R$ 14 mil.

Os 5.129 sócios aptos a votar precisarão fazer um cadastro no site para poder participar do pleito, que vai acontecer entre 10h e 16h do dia 15 de dezembro.

Podem votar associados contribuintes, maiores de 18 anos, que ingressaram no quadro social há pelo menos dois anos e que estejam em dia com suas contribuições, além de sócios remidos.

Participe da conversa!
0