Nesta terça-feira (2), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), irá sortear os chaveamentos das duas primeiras fases da Copa do Brasil de 2021. O torneio deste ano terá algumas diferenças em relação às temporadas anteriores.

80 times iniciam a competição nesta primeira fase, divididos em oito potes, com dez clubes cada. Coritiba e Paraná estão no Pote B e vão encarar equipes do Pote F, que conta com outro paranaense, o Cianorte. Operário, no Pote C, e FC Cascavel, no Pote G, são os outros representantes do Estado desde o começo do torneio. O Athletico, por ter sido o nono colocado no Brasileirão, entra somente na terceira fase.

Nesta primeira fase, os times do pote A enfrentam os do pote E, os do pote B pegam os do pote F, os do pote C jogam contra os do pote G e os do pode D encaram os do pote H. A posição de cada equipe é definida pelo ranking da CBF, que leva em consideração o desempenho de todos os clubes nos últimos cinco anos, com um peso maior para a temporada mais recente.

Por isso, Coxa e Tricolor estão no pote B, junto com Avaí, CRB, CSA, Cuiabá, Juventude, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e Vitória. Estes dez times terão pela frente um adversário do pote F, composto por Águia Negra-MS, Cianorte, Gama, Guarany de Sobral-CE, Mirassol, Murici-AL, Palmas-TO, Sergipe, União Rondonópolis e Ypiranga-AP.

Nesta primeira fase, o confronto é disputado em jogo único, com a equipe pior colocada no ranking (as dos potes E a H) jogando em casa, com os visitantes com a vantagem do empate. Ou seja, Coritiba e Paraná podem ter um deslocamento mais tranquilo, fazendo até um duelo "local" contra o Leão do Vale, ou encarar uma longa viagem atravessando todo o país.

Outros paranaenses

No pote C, o Operário pode ter pela frente o FC Cascavel, que está no pote G. No entanto, o Fantasma tem como possíveis adversários também 4 de Julho-PI, Atlético-BA, Esportivo ou Santa Cruz-RS, Goianésia, Juventude-MA, Madureira, Marília, Rio Branco-ES e Uberlândia.

Já a Serpente ainda pode jogar contra ABC, América-RN, Atlético-AC, Brusque, Ferroviário, Joinville, Salgueiro, Tombense, Volta Redonda e Ypiranga-RS.

Confira os potes do sorteio da Copa do Brasil 2021:

POTE A: América-MG, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fortaleza, Goiás, Sport e Vasco

POTE B: Avaí, Coritiba, CRB, CSA, Cuiabá, Juventude, Paraná, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e Vitória

POTE C: Confiança, Criciúma, Figueirense, Luverdense, Operário, Paysandu, Remo, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Vila Nova

POTE D: ABC, América-RN, Atlético-AC, Brusque, Ferroviário, Joinville, Salgueiro, Tombense, Volta Redonda e Ypiranga-RS

POTE E: Boavista, Caldense, Campinense, Caxias, Fast ou Manaus, Galvez, Juazeirense, Moto Club, São Raimundo-RR e Treze

POTE F: Águia Negra, Cianorte, Gama, Guarany de Sobral, Mirassol, Murici, Palmas, Sergipe, União Rondonópolis e Ypiranga-AP

POTE G: 4 de Julho, Atlético-BA, Esportivo ou Santa Cruz-RS, FC Cascavel, Goianésia, Juventude-MA, Madureira, Marília, Rio Branco-ES e Uberlândia

POTE H: Castanhal (PA), Esportivo ou Santa Cruz-RS, Jaraguá-GO, Nova Mutum (MT), Penarol ou São Raimundo-AM, Picos, Porto Velho, Real Brasília, Retrô e Rio Branco VN (ES)

Terceira fase

12 clubes entram na Copa do Brasil apenas na terceira fase: Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo, que disputam a Libertadores, Athletico, por ser o nono colocado no Brasileirão, Chapecoense, campeã da Série B, Ceará, campeão da Copa do Nordeste, e Brasiliense, campeão da Copa Verde.

Todos eles se juntam aos 20 classificados das duas primeiras fases, totalizando 32 times, que terão seus confrontos definidos em novos sorteios.

Participe da conversa!
0