Ex-Coritiba, o atacante Edu vem brilhando no futebol amador após decidir pausar a carreira profissional na atual temporada. O jogador rescindiu contrato com o Cuiabá, que disputa a Série B, em julho deste ano.
O jogador de 32 anos já tem um acerto com um novo clube, mas apenas para a temporada 2026: ele defenderá o Rio Branco, do Espírito Santo, equipe que disputará a Série D e a Copa do Brasil.
Enquanto isso, o goleador, que soma passagens por Brusque e Cruzeiro, vem mantendo a forma e sendo decisivo no futebol amador de Minas Gerais.
Recentemente, Edu fez o gol da vitória do Montanhês em partida de mata-mata do Regional de Ubá, na Zona da Mata de Minas. O gol levou a decisão para os pênaltis, cuja disputa terminou em 5 a 4 para o time do jogador.
“Eu amo a várzea”, postou Edu, nas redes sociais, após a classificação da equipe da cidade de Ervália.

“Vivi a várzea durante muitos anos da minha vida e ontem foi mais um dia marcante. Agradecer ao Edson Santos pela confiança, aos torcedores e moradores de Ervália e a toda a rapaziada do grupo! Vamos juntos em busca deste título”, completou, citando o presidente da equipe amadora.
Durante a partida, o atleta vinha sendo provocado pela torcida rival, que cantava uma música sobre sanduíches, em alusão à forma física dele. Após a classificação, Edu deu o troco e comemorou dando uma mordida em um X-Bacon, em imagem registrada nas redes sociais.
Edu teve uma passagem apagada pelo Alto da Glória, entre 2023 e 2024. Ele disputou 14 partidas com a camisa coxa-branca e anotou dois gols. Na sequência, acabou acertando com o Cerro Porteño, do Paraguai.
/https://www.umdoisesportes.com.br/media/umdoisesportes/2025/10/31134829/edu-ex-coritiba.jpg)
O jogador obteve destaque no cenário nacional inicialmente pelo Brusque e, na sequência, em passagem artilheira pelo Cruzeiro, em 2022, quando marcou 22 gols em 48 jogos.