Análise tática

Meio-campo povoado e velocidade. As armas do Coritiba para vencer o Atletiba

Atacante de velocidade, Neílton pode aproveitar os lados do campo diante do Athletico.
Atacante de velocidade, Neílton pode aproveitar os lados do campo diante do Athletico.| Foto: Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes
  • Por Ricardo Brejinski
  • 08/01/2021 15:07

Sem vencer há nove rodadas, o Coritiba tentará quebrar esse jejum no Brasileirão justamente no Atletiba. Neste sábado (9), às 19h, o Coxa recebe o Athletico no Couto Pereira, em duelo que marcará a estreia do técnico Gustavo Morínigo. E o paraguaio é justamente a grande arma do time para este confronto.

O treinador gosta de armar suas equipes de uma maneira mais ofensiva, tentando ter o controle do jogo. No entanto, também gosta de escalar o time de acordo com o adversário. Ou seja, a tendência é de um Alviverde posicionado em cima do que Paulo Autuori vem fazendo no Furacão.

Assim, o Coritiba deve ter uma marcação reforçada no meio-campo, principal arma do rival, que tem em Richard e Christian suas saídas para o jogo. Com isso, neutralizar essa jogada pode ser o primeiro passo para dominar o confronto.

+ Confira a classificação completa do Brasileirão!

Além disso, o Rubro-Negro não terá seu principal armador, Nikão, e seu artilheiro, Renato Kayzer, que estão suspensos, o que faz o time perder um pouco de velocidade e tendo que concentrar seu poder ofensivo principalmente em Carlos Eduardo, que atua pelo lado direito do ataque, em cima do maior ponto fraco do Coritiba atualmente.

Coritiba pode explorar velocidade no Atletiba

Desde que William Matheus foi embora, o Coxa não tem um lateral-esquerdo atuando na posição. Nos últimos jogos, o lateral-direito Jonathan vem atuando improvisado. Reforçar a marcação por ali pode ser uma alternativa.

Por conta dessa fragilidade, Morínigo pode até escalar o Alviverde com três volantes e explorar os contra-ataques, abusando da velocidade de Neílton pela esquerda, num duelo particular com Jonathan.

Ou seja, mesmo jogando em casa, o Coritiba não deve partir para cima, explorando os erros do adversário e tentando povoar o meio-campo para ter mais posse de bola. Estratégias para se tentar vencer o Atletiba.

Participe da conversa!
0

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.