A curitibana Cris Cyborg está prestes a viver mais um capítulo marcante em sua trajetória nos esportes de combate. Neste sábado (28), ela sobe ao ringue no Winners Gastronomia, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, para disputar o cinturão super meio-médio (até 69,9 kg) da Associação Internacional de Boxe Feminino, na luta principal do Nação Cyborg 15. A adversária será a colombiana Paulina Cardona.

Multicampeã no MMA, Cyborg construiu uma carreira histórica com títulos em grandes organizações como Strikeforce, Invicta FC, UFC, Bellator e PFL. Atual campeã da PFL no MMA, ela pode alcançar um feito raro: conquistar cinturões relevantes em duas modalidades diferentes simultaneamente.


“Vou completar 21 anos de carreira e esse é o meu último ano. Vou ter minha última luta de MMA ainda. Estou com 40 anos, pintou a oportunidade de lutar por esse cinturão de boxe e eu pensei: ‘por que não voltar para Curitiba?’. Foi onde tudo começou. As pessoas que me apoiavam no início da minha carreira vão ter a oportunidade de me apoiar novamente. Fiquei muito feliz por essa oportunidade”, afirmou.


Apesar da consagração no MMA, a lutadora encara o boxe como um novo desafio. “Eu gosto de desafios. A minha primeira luta de boxe foi aqui em Curitiba e eu só queria fazer essa. Mas Deus está me abrindo várias portas. Vários promotores me ligam para fazer luta de boxe. É outro esporte. Eu aprendo todo dia. É bem diferente do MMA, muda a tua base”, explicou.

Para a disputa, Cyborg fez parte de sua preparação nos Estados Unidos. “Fiz minha preparação no Team Benavidez, nos Estados Unidos. O foco foi só boxe. Comecei lá e agora estou na reta final aqui em Curitiba. Não é luta de celebridades, é valendo. É fazer história agora. Nunca aconteceu de uma atleta ser campeã de MMA e boxe ao mesmo tempo. A minha adversária tem experiência, eu me preparei bastante e agora é ter calma. Vou buscar o nocaute o tempo todo”, destacou.

Cris Cyborg reage nas redes sociais ao anúncio da luta entre Ronda Rousey e Gina Carano, ironizando o combate marcado no peso-pena.

Cris Cyborg projeta carreira diferente em sua aposentadoria das lutas

Aos 40 anos, Cyborg também já projeta o futuro fora dos ringues. “Eu sei que eu não preciso mais fazer história no esporte. Eu amo a minha carreira e agora é finalizar com amor. Eu já venho pensando em outros projetos, gosto de fazer meu trabalho missionário, mas também tenho o sonho de ser veterinária. Vamos ver, está nas mãos de Deus. Penso em focar 100% neste ano e fechar com chave de ouro.”

No MMA, a curitibana soma 29 vitórias e apenas duas derrotas, com uma impressionante sequência de nove lutas de invencibilidade e oito anos sem perder.

Serviço
Nação Cyborg 15
Data: sábado, 28 de março
Horário: 20h
Local: Winners Gastronomia – Rua Vagner Luis Boscardin, 4591 – Águas Claras, Piraquara
Informações e ingressos: Nação Cyborg.

Veja a entrevista com Cris Cyborg

Siga o UmDois Esportes