Análise

Os números não mentem: dos 39 jogadores que contratou, Paraná dispensou dez

Rodrigo Rodrigues, Paraná Clube

Lembra do Rodrigo Rodrigues? Jogou onze jogos pelo Paraná e saiu sem ter feito um golzinho.

O ano de 2020 foi de uma ingrata repetição no Paraná Clube. Mais uma vez o Tricolor remontou seu elenco duas vezes – do Paranaense para o início da Série B, e dali para a parte final da Segundona. Ao todo, 39 jogadores vieram nesta temporada. Destes, 15 nem estão mais na Vila Capanema. Os últimos foram Vitinho e Léo Castro, que foram titulares até recentemente, mas não fazem mais parte do grupo paranista.

continua após a publicidade

A quantidade de jogadores que saíram, sendo de deles dez foram liberados pela diretoria tricolor, mostra como faltou planejamento na montagem do elenco. Quando você é obrigado a reformular um grupo, já demonstra o desacerto. Mas se você faz isso outra vez em meio a uma competição, e descarta uma gama de atletas pelo caminho, fica escancarada a falta de acerto – que tem responsabilidade do presidente, que no final foi o único que ficou do início de 2020 até agora.

Os dispensados

Entre os dez atletas que saíram do Paraná por decisão do clube, está um jogador que sequer vestiu a camisa tricolor, o notório zagueiro uruguaio Facundo Falcón. Anunciado como o “xerife” da defesa, foi escanteado logo no início da preparação e saiu sem deixar saudade. Outro defensor, Éverson, eu confesso que nem lembrava que tinha jogado este ano – foram só três partidas.

Do outro lado da balança, Michel, Marcelo e Léo Castro jogaram bastante pelo Paraná Clube em 2020. Para o ex-técnico Rogério Micale, eram opções reais – os três foram titulares na trágica passagem do treinador campeão olímpico. Mas acabaram tendo saídas melancólicas do Tricolor.

continua após a publicidade

As exceções do Paraná

Cinco jogadores têm situação diferente. Quatro foram requisitados pelos clubes de origem. Gustavo Mosquito retornou para o Corinthians e está nos planos de Vágner Mancini. Carlos Dias foi uma saída sentida – ele foi jogar no Chipre -, assim como Thales, que foi para a Turquia. Hulk, que não convenceu, foi negociado com o Porto, de Portugal. Já Roberto, outro zagueiro, lesionou-se gravemente e retornou ao Internacional para realizar o tratamento.

E os que ficaram?

São dois grupos de jogadores que permaneceram no Tricolor. O primeiro é o pessoal que chegou agora, como o goleiro Renan, o atacante Andrew e o centroavante Bruno Lopes. Eles vieram já na base do desespero na busca de fortalecer o elenco. Outros são os ‘sobreviventes’, como Renan Bressan, Paulo Henrique e Jean Victor, que atravessaram 2020 como titulares.

Jean e PH estarão em campo na noite desta quinta-feira, às 21h30, no confronto do Paraná com o CRB. E eles também são as esperanças que o Tricolor volte a jogar bem, vença e saia da zona de rebaixamento da Série B. Afinal, é com estes jogadores que o clube poderá contar, pois os registros estão encerrados. E, convenhamos, já vieram 39 só em 2020.

continua após a publicidade
Exit mobile version