Opinião

Ninguém nasce mais no CT do Caju. Razões não faltam

Por
Augusto Mafuz
12/04/2021 19:43 - Atualizado: 29/09/2023 19:57
Athletico está proibido de treinar no CT do Caju
Athletico está proibido de treinar no CT do Caju | Foto: Marcelo Andrade/Arquivo Gazeta do Povo

É fato que todos os clubes, sem distinção, sofrem influências negativas dos efeitos patológicos da Covid-19. E esses efeitos, ao contrário do que parece, não se limitam ao esgotamento de algumas fontes de renda. Agora, no mesmo nível de gravidade e, a médio prazo ainda maior, está o impedimento de formar e finalizar a formação de jogadores da base.

Os efeitos financeiros atingiram Flamengo e Palmeiras, os dois melhores do Brasil, sem dúvida. No entanto, na decisão da Supercopa, provaram que a influência técnica não foi sentida.

E não foi pelo fato de já terem times definitivos formados por dinheiro, mas, pela excelência da qualidade de jovens revelados pelos próprios clubes, tudo isso antes da pandemia.

Quer dizer: a supremacia do Flamengo e do Palmeiras não é consequência só de dinheiro, mas de um trabalho de observação de mercado, de atração de jovens e de execução, enquanto ensinamento e formação.

Há que se considerar que o poder atrativo de Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Santos é irresistível. No entanto, essa preferência não impediria a busca pelos outros, e depois, a formação de um grupo mínimo de jovens com qualidade para atender as necessidades dos outros clubes. A análise entra no nosso quadrado.

Excluindo o Coritiba que está na segunda divisão, sobra o Athletico. Coincidência ou não, o Furacão perdeu o poder de busca e conquistas excepcionais no mercado em razão de conflitos com parceiros de plantio.

No passado, do PSTC vieram Kléberson, Fernandinho, Jadson e Dagoberto. E, recentemente, do Trieste, Léo Pereira e Renan Lodi. Do Audax, o extraordinário Bruno Guimarães. Hoje, nenhum desses clubes têm interesse em fazer negócios com o Athletico porque sempre há conflitos no momento do acerto de contas.

A consequência desse fato é de que o Furacão foi remetido para o mercado especulativo e aleatório, que se torna uma aposta. Há quantos anos o CT do Caju não revela um único jogador nascido em escolinhas do Athletico? Explica-se, aí, que da última geração formada, talvez, Bento, Luan Patrick e Kawan sejam eleitos.

O Athletico, portanto, não pode justificar a sua inibição no mercado pelas consequências financeiras da pandemia. Mais grave está sendo o péssimo trabalho nas categorias de base.

Veja também:
Athletico tem retrospecto positivo na Arena Joinville; relembre os jogos
Athletico tem retrospecto positivo na Arena Joinville; relembre os jogos
Coritiba "empresta" Couto Pereira para adversário mandar jogo na Série B
Coritiba "empresta" Couto Pereira para adversário mandar jogo na Série B
Time de ex-Paraná Clube elimina Cristiano Ronaldo da Champions Asiática
Time de ex-Paraná Clube elimina Cristiano Ronaldo da Champions Asiática
Ex-promessa do Coritiba vive boa fase e encara Athletico pela Copa do Brasil
Ex-promessa do Coritiba vive boa fase e encara Athletico pela Copa do Brasil

Augusto Mafuz é um dos comentaristas esportivos mais tradicionais de Curitiba, conhecido por sua cobertura do Athletico e outros times da capital. Nascido em Guarapuava em 11 de maio de 1949, Mafuz tem sido uma figura central no j...

twitter
+ Notícias sobre Augusto Mafuz
No Athletico, quando Petraglia vai assumir as suas culpas?
Augusto Mafuz

No Athletico, quando Petraglia vai assumir as suas culpas?

Thiago Zraik, um "Pescador de Amigos". Andou, andou, andou, e foi embora
Augusto Mafuz

Thiago Zraik, um "Pescador de Amigos". Andou, andou, andou, e foi embora

No balanço do Athletico, Petraglia manipula números com fatos
opinião

No balanço do Athletico, Petraglia manipula números com fatos

Ninguém nasce mais no CT do Caju. Razões não falt...