Opinião

Na Vila, o Furacão faz o Paraná engolir o apito

Por
Augusto Mafuz
30/04/2021 22:19 - Atualizado: 29/09/2023 19:52
Furacão vence o Paraná na Vila
Furacão vence o Paraná na Vila | Foto: Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes

Estadual, Vila Capanema: Paraná 0 x 1 Athletico. Já escrevo sobre o jogo.

Vi o clássico pelo Furacão Live, e iria fazer uma crítica sobre os excessos da narração e dos comentários. O fato de ser um canal oficial não deixar de ser uma prestação de serviços de conteúdo jornalístico.  O próprio sócio ou o torcedor, não só do Athletico,  gosta que em paralelo a imagem,  tenha um um áudio que não confunda parcialidade com paixão.

Mas, aí, as lembranças de um tempo em que explodiam todas as paixões,  imobilizaram a minha critica.  Naquele tempo,  a Rádio Cidade escalava essa equipe para transmitir, do Pinheirão, os jogos do Athletico: Carneiro Neto na narração, eu nos comentários, Ney Leprevost e Marcelo Ribeiro, nas reportagens. Há uma lenda que a paixão era tão indisfarçável, que em um gol em Atletiba, fosse de quem fosse, a rádio saia do ar.

Agora, trato do jogo.

Atlético e Paraná fizeram uma partida surpreendente. Se é possível usar o adjetivo melhor para um jogo deste torneio, pode atribui-lo para esse jogo da Vila. E, em especial, o jogo do Furacão na etapa final.

Veja a classificação do Paranaense!

Na etapa inicial,  depois de saírem das amarras da marcação, foram atacar. E, ai, o Paraná foi superior,  fato refletido na bola chutada na trave por Juninho.

O Paraná, sem Thiago Alves, e o Athletico, sem Lucas Halter, expulsos antes do intervalo, vieram com os nervos mais assentados.  O resultado foi um jogo aberto, o que favoreceu o Furacão por um fato: Kawan, Denner e Jáderson por terem qualidade, causaram o desequilíbrio que um jogo igual precisa para ser decidido. E essa supremacia resolveu o jogo com o gol de Jáderson, e ao time teve profundidade.

Daí que, aos 16 minutos, Jáderson entrando pela esquerda, completou para o gol uma bola que saiu de Alvarado para Kleiton cruzar.

Com a saída de Denner, o Athletico deu folga ao Paraná que se sentiu folgado para ir à frente. Mas o máximo que conseguiu foi a ilusão de chutar mais uma bola na trave.

O Paraná fez de tudo para ganhar esse jogo. Sacrificou o árbitro escalado, tirando-o do jogo. Escalou outro, indicando-o a dedo.

Naqueles tempos em que explodiam as paixões, perder um jogo nessas condições é como engolir o apito.

Não tinha prestado atenção nesse menino Denner, que joga de 10.

Não sei não...

Foi o melhor em campo.

Veja também:
UFC 315: Brasileira minimiza holofotes e foca em vencer ex-campeã
UFC 315: Brasileira minimiza holofotes e foca em vencer ex-campeã
Letal em Atletiba, ex-atacante do Coritiba quase começou carreira no Athletico
Letal em Atletiba, ex-atacante do Coritiba quase começou carreira no Athletico
Torcida organizada do Athletico revela promessas de Petraglia em reunião
Torcida organizada do Athletico revela promessas de Petraglia em reunião
Athletico se junta ao Coritiba e anuncia patrocínio de empresa paranaense
Athletico se junta ao Coritiba e anuncia patrocínio de empresa paranaense

Augusto Mafuz é um dos comentaristas esportivos mais tradicionais de Curitiba, conhecido por sua cobertura do Athletico e outros times da capital. Nascido em Guarapuava em 11 de maio de 1949, Mafuz tem sido uma figura central no j...

twitter
+ Notícias sobre Augusto Mafuz
O futebol foi cruel com o Barcelona de Lamine Yamal
Augusto Mafuz

O futebol foi cruel com o Barcelona de Lamine Yamal

Mario Celso Petraglia ou o Homer Simpson do Athletico?
Augusto Mafuz

Mario Celso Petraglia ou o Homer Simpson do Athletico?

"Os Pulhas" veem o Athletico empatar com o Brusque. E logo virão os otários
Augusto Mafuz

"Os Pulhas" veem o Athletico empatar com o Brusque. E logo virão os otários

Na Vila, o Furacão faz o Paraná engolir o apito